UFC: há 63 anos trabalhando a excelência

A 25 de junho de 1955, era instalada a Universidade Federal do Ceará, agrupando os estabelecimentos de nível superior então existentes em nosso Estado: Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Foi esse o desfecho de um grande movimento, liderado pelo Prof. Antônio Martins Filho, que mobilizou amplos setores da sociedade.

Em 63 anos, a UFC cresceu extraordinariamente, expandiu-se para o interior do Estado e agigantou-se no terreno da qualidade. Enquanto isso, sucessivas gerações passaram pelo nosso Campus, onde absorveram não apenas conhecimentos, mas também uma nova mentalidade e uma percepção mais aguda do mundo. Grandes profissionais e notáveis lideranças foram aqui formados, o que se constitui na mais valiosa contribuição da Universidade pública de qualidade para que o avanço social e econômico do Ceará.

Hoje, em um conjunto de 140 instituições de nível superior avaliadas in loco pelo MEC, a UFC insere-se na elite das 10 que apresentam Conceito Institucional 5 e Índice de Cursos entre 4 e 5, o que a coloca, definitivamente, na faixa de excelência. Conquistas como essa nos incentivam a aprofundar um trabalho sério, que nos faz caminhar a passos largos, honrando o legado de Martins Filho e instalando a UFC, definitivamente, no coração dos cearenses.

Henry de Holanda Campos
Reitor da UFC