MAUC celebra 57 anos com abertura de sala e lançamento de site e vídeo institucionais

Imagem: Nova sala permanenteUm espaço de divulgação da cultura que reúne obras de artistas locais, populares e até internacionais. Esse é o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), que na segunda-feira (25) completou 57 anos de atividades ininterruptas.

Em atividade comemorativa, realizada no auditório do MAUC, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, ressaltou que o museu "é uma das joias" da Universidade. "A história do MAUC se confunde muito com a história da UFC. Aqui a gente vê claramente o espírito visionário do nosso reitor fundador e a importância que esse Museu teve e tem para o desenvolvimento da arte no Ceará, pois sempre foi um local de acolhimento de várias gerações de artistas que aqui sempre encontravam uma casa aberta", comentou, lembrando ainda os 63 anos da UFC, celebrados também na segunda-feira (25).

Para marcar a data, o museu ganhou uma nova sala permanente: a de Arte Cearense, que reúne obras de artistas que fizeram nome no Ceará e cujas telas já passaram pelas paredes do museu, como Estrigas, Zé Tarcísio e Barbosa Leite.

Além do novo ambiente, o MAUC reformulou outras quatro salas permanentes: Antonio Bandeira, Raimundo Cela, Os Fundadores e Arte Estrangeira. "Nos deixa muito envaidecidos da potencialidade e riqueza desse museu no que se refere a compor e a constituir cada vez mais eventos e enriquecer esse espaço para o público", destacou o Prof. Pedro Eymar, diretor do MAUC.

O diretor do espaço aproveitou ainda para lançar o novo site do Museu (www.mauc.ufc.br), que conta com galerias de fotos de visitas a exposições realizadas, informações sobre a origem do MAUC, além de detalhes sobre o acervo e as coleções que possui. Ainda como parte das comemorações dos 57 anos, foi lançado um vídeo institucional sobre a história e as principais obras que constituem o patrimônio do MAUC. Confira o vídeo realizado pela UFCTV:

HOMENAGEM – A história do MAUC também se confunde com a história do diretor Pedro Eymar, que, neste ano, completa 31 anos dedicados ao espaço cultural. Amigos e colegas de trabalho do gestor aproveitaram a oportunidade para homenageá-lo, ele que está em vias de se aposentar.

Imagem: O diretor do MAUC, Prof. Pedro Eymar, foi homenageado por amigos e colegas de trabalho (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Eu tenho muito a agradecer, a gente se inspira muito no trabalho do Pedro Eymar. Ele é um protetor disso aqui. Não vai ter um diretor que o vá substituir que vai chegar ao nível de protecionismos, de cuidado, de amor, de zelo por essa produção", destacou a museóloga Graciele Siqueira.

O trabalho do diretor do museu também foi ressaltado pelo reitor da UFC: "Eu tenho admiração, carinho e respeito pelo que você é, por defender com tanta garra a cultura, a arte e essa joia da Universidade que é esse museu", destacou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331