Procurar no portal

Livro "Cinemão" aborda interações homoeróticas em um cinema pornô no Centro de Fortaleza

Imagem: foto da capa do livroJá está disponível na versão e-book a obra Cinemão ‒ um lugar de encruzilhada (Novas Edições Acadêmicas, 180 páginas, € 64,90), resultado de pesquisa de Mário Fellipe, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. A obra pode ser adquirida no site das Novas Edições Acadêmicas e a versão impressa tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2018.

O autor informa que a pesquisa "consiste em uma 'etnografia sinestésica' que analisa interações entre homens em um cine erótico-pornográfico localizado no centro da cidade de Fortaleza a partir da agência dos sentidos e gestos corporais dos frequentadores do cinema". Da observação e análise dessas práticas interativas e de entrevistas realizadas com funcionários e frequentadores do local, Mário Fellipe conclui que "o 'cinemão' mostrou-se um espaço frequentado por um público majoritariamente composto por homens brancos, jovens, de classes sociais variadas, que adotam estilos corporais diversos e encenam performances masculinas consideradas discretas".

Ainda segundo o autor, "a partir dos movimentos de deriva desses homens na cidade, da ressignificação dos espaços sociais e das políticas de gestão do corpo e do desejo, mediados ou não pelo dinheiro, a pegação no cinemão ajudou-nos a construir 'uma outra cidade', feita a partir dos movimentos, usos e apropriações que os agentes fazem dela".

SOBRE O AUTOR ‒ Mário Fellipe é mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. É também psicanalista em formação pela Sociedade Contemporânea de Psicanálise e integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade da UFC. Autor do livro Meetidos: o monta/desmonta de corpos, performances e identidades gays na boate Meet Music & Lounge, graduou-se em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Design-Moda pela UFC. Tem experiência nas áreas de sociologia da moda, história cultural, design, sociologia e antropologia do corpo, estudos de gênero e sexualidade e teoria queer. 

Fonte: Mário Fellipe, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC ‒ fone: 85 99735 6595 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300