Jesualdo Farias e Antônio de Miranda são empossados na Academia de Engenharia

Imagem: A solenidade ocorreu no auditório da Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará sediou, na noite de quinta-feira (28), a solenidade de posse de dois novos membros da Academia Cearense de Engenharia (ACE): docentes do Centro de Tecnologia da UFC, Jesualdo Pereira Farias e Antônio Nunes de Miranda assumem, respectivamente, as cadeiras de número 14 e 41. A primeira tem como patrono Cândido Narbal Gondim Pamplona. Já a cadeira 41 tem como patrono Alberto Leite Barbosa Belchior.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Compuseram a mesa o presidente da ACE, Victor César da Frota Pinto; o reitor da UFC, Henry de Holanda Campos; o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; o secretário executivo de Planejamento do Estado, Júlio Cavalcante; o presidente do Centro de Treinamento de Desenvolvimento (CETREDE), Francisco de Assis Melo Lima; o capitão dos Portos do Ceará e comandante de mar e guerra, Madson Cardoso Santana; e o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Carlos Almir de Holanda.

Com breve anúncio do presidente da ACE, Victor Pinto, deu-se início aos ritos solenes. O ex-reitor da UFC Antônio de Albuquerque Lima saudou os novos acadêmicos, fazendo a leitura de suas trajetórias profissionais e destacando a excelência de  ambos. Logo após, das mãos do presidente da academia os dois homenageados receberam um medalhão, um botton e um diploma, característicos da honraria.

Imagem: O Prof. Jesualdo Pereira Farias foi reitor da UFC de abril de 2008 a abril de 2015 (Foto: Viktor Braga/UFC)Em seus discursos, os acadêmicos agradeceram a familiares e amigos, enfatizando a importância e o papel social do título. "Essa distinção se transforma em uma conquista coletiva, que vem reforçar o esforço de todos aqueles que, na UFC, têm se desdobrado no sentido de prover os recursos humanos e as condições necessárias para a expansão e a consolidação do ensino superior público", ressaltou Jesualdo Farias.

Antônio Nunes de Miranda, em concordância, pontuou a contribuição da ACE para o Ceará 2050, plataforma estratégica de desenvolvimento que vem sendo elaborada em parceria entre UFC e Governo do Estado.

Imagem: Professor titular da UFC, Antônio Nunes de Miranda é aposentado pelo Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (Foto: Viktor Braga/UFC)"Nesses últimos meses tenho me dedicado como um dos coordenadores do Ceará 2050. Já avançamos muito nos estudos de diagnósticos, análise de tendências e definição de cenários que apontam a necessidade de mudanças dramáticas nos rumos do nosso Ceará. Acredito que a Academia de Engenharia seja um dos foros mais apropriados para discussões que levem a essas mudanças", avaliou Antônio Nunes de Miranda.

CURRÍCULOS – Vinculado ao Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, o Prof. Jesualdo foi reitor da UFC de abril de 2008 a abril de 2015, quando foi convidado pelo governo da ex-presidenta Dilma Rousseff a assumir a Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação. Permaneceu no cargo até maio de 2016.

Teve ampla atuação na gestão universitária e, na UFC, já desempenhou também as funções de chefe de departamento, coordenador de curso de pós-graduação, vice-diretor de centro, diretor de centro e vice-reitor. Foi, ainda, presidente e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), especialização em Tratamentos Térmicos de Ligas Metálicas no Municipal Industrial Research Institute, em Nagoia, no Japão (1986), e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993).

Professor titular da UFC, Antônio Nunes de Miranda é aposentado pelo Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil. Possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1969), mestrado em Mecânica dos Solos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Mecânica dos Solos pela Colorado State University (1988). Tem pesquisas com aplicação do método dos elementos finitos em solos não saturados.

Possui experiência na área de engenharia civil, com ênfase em geotecnia e segurança de barragens, atuando principalmente em projeto e consultoria em fundações, contenções e barragens. Participou da montagem do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil no Ceará (INOVACON-CE) e tem colaborado em diversos módulos desse programa desde 1997.

Imagem: Amigos e familiares dos homenageados prestigiaram a solenidade (Foto: Viktor Braga/UFC)SAIBA MAIS – Instalada em janeiro de 2016, a Academia Cearense de Engenharia atua como sociedade técnico-científico-cultural, de forma honorífica, e pretende ter papel proativo na sociedade cearense, contribuindo para o estudo de temas que apoiem a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas na área tecnológica; o desenvolvimento sustentável; e a colaboração com as autoridades competentes no desenvolvimento da educação, ciência e tecnologia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331