Comitê de Governança da UFC inicia debates para metas e gestão orientada por resultados

Imagem: A Profª Ruth Carvalho apresentou as atividades gerais do setor (Foto: Ribamar Neto/UFC)A primeira plenária do Comitê de Governança da Universidade Federal do Ceará ocorreu na tarde desta sexta-feira (29), na sala dos Conselhos Superiores. A reunião, presidida pelo reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, contou com a participação de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e titulares de órgãos suplementares à Administração Superior. Conforme o reitor, a ideia de governança pretende melhorar o desempenho da Universidade e volta-se ao "trabalho orientado por metas e parâmetros, e monitoramento dos dados para termos elementos para o diálogo".

A diretora da Secretaria de Governança, Profª Ruth Carvalho, apresentou as atividades gerais do setor, que tem se reunido regularmente com os demais gestores desde o segundo semestre de 2017. De acordo com a diretora, a Secretaria tem se colocado à disposição das outras unidades acadêmicas para traçar diretrizes e orientar na condução dos processos, tendo como guia os princípios da governança. "Governança não é apenas exigência dos órgãos de controle; é para que a Universidade trabalhe com mais eficiência e eficácia, orientada por resultados", afirmou.

Veja outras imagens da Reunião do Comitê de Governança no Flickr da UFC

GESTÃO – O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC 2018-2022 foi o ponto de partida da fala do pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Prof. Augusto Albuquerque. Tendo por base os eixos norteadores e os objetivos estratégicos constantes no documento, conforme ressaltou o Prof. Augusto, cada setor da universidade pode internamente extrair as ações operacionais para o dia a dia e estabelecer planos anuais de trabalho.

"Qualquer um dos gestores pode ver as ações das diversas unidades no PDI. Isso se torna um excelente mecanismo de monitoramento e identificação das ações a serem desenvolvidas, e acompanhar os indicadores para cumprir os objetivos do plano", declarou.

O PDI 2018-2022 está disponível para consulta na Internet, diretamente no site da PROPLAD.

INDICADORES DA GRADUAÇÃO – Dando continuidade à sessão, o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Cláudio Marques, apresentou aos membros da plenária alguns indicadores de referência para as políticas do ensino superior. Para o pró-reitor, esses indicadores são padrões a serem monitorados pelos dirigentes da Universidade, em paralelo com os índices do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), divulgados periodicamente pelo Ministério da Educação.

No contexto local, foram contabilizados 129.291 pedidos de matrículas em componentes curriculares no semestre 2018.1, solicitados por 27.739 alunos ativos nos diversos cursos de graduação da UFC. Segundo o Prof. Cláudio, o número de alunos diplomados em 2017 pela Instituição totalizou 2.839 formandos.

Fonte: Secretaria de Governança da UFC – fone: 85 3366 7437 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.