Dezessete cursos da UFC serão avaliados no ENADE 2018; saiba quem participa

Imagem: O ENADE será aplicado em 25 de novembro de 2018, em todo o BrasilDezessete cursos da Universidade Federal do Ceará serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2018. Os coordenadores de cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos estudantes concluintes regulares até 12 de agosto.

Já o cadastro dos estudantes concluintes regulares deve ser feito pelo próprio aluno, de 14 de agosto a 21 de novembro. O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 25 de novembro de 2018, em todo o Brasil.

Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas que serão avaliadas em 2018. Os ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela instituição de educação superior (IES), ficarão dispensados da participação no ENADE 2018, mas precisam ser inscritos dentro do prazo divulgado.

Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do exame. A situação de regularidade no ENADE será divulgada pelo INEP, no Sistema ENADE, em relatório específico, a partir de 2 de janeiro de 2019. Aqueles que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade não poderão colar grau.

São considerados estudantes ingressantes aqueles que iniciaram um dos cursos avaliados em 2018 e que tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até 13 de agosto deste ano. Os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e, ainda, que não tenham colado grau até 13 de agosto de 2018.

Já os concluintes dos cursos superiores de tecnologia devem concluir o curso até dezembro de 2018 ou ter integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo e não podem ter colado grau até 13 de agosto. O grupo de estudantes habilitados para o ENADE 2018 deverá ser inscrito pela IES independentemente de ter registrado sua participação em edições anteriores do exame.

CADASTRO – Devidamente inscrito pela IES previamente, o estudante deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema ENADE. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD e um endereço de e-mail válido. Os estudantes habilitados que forem concluintes de mais de um curso de graduação deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação.

O estudante que necessitar de atendimento especializado ou específico deverá informar a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado e comprová-la por meio de documentos.

ESTRUTURA DO EXAME – A prova do ENADE terá duração de 4 horas e será composta por 10 questões de Formação Geral, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação, sendo 3 discursivas e 27  de múltipla escolha. As questões discursivas do componente Formação Geral vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

REUNIÃO – A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizará, nesta quarta-feira (4), reunião de orientação e esclarecimentos sobre o ENADE. O encontro será às 9h, no auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

São convidados os coordenadores dos cursos que serão avaliados nesta edição e os que participaram da edição anterior. Dentre os tópicos a serem abordados, destacam-se instruções sobre as diretrizes do exame, resultados da edição anterior e também a situação dos alunos pendentes.

ENADE – Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário do estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como os estudantes irregulares quanto ao exame. No histórico escolar do aluno ficará registrada a situação de regularidade em relação ao ENADE.

Os estudantes da Universidade podem obter mais informações no site do ENADE na UFC.

Acesse o edital do ENADE 2018, publicado no último dia 22 no Diário Oficial da União, e o cronograma do ENADE.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9020