Homenagens a alunos e servidores marcam 45 anos do Departamento de Biologia

Imagem: Márcia Bantim, que hoje atua como professora da rede básica de ensino, recebeu diploma das mãos da coordenadora do Curso de Biologia da UFC, a Profª Erika Mota (Foto: Viktor Braga/UFC)Com uma tarde de homenagens àqueles que construíram sua história foi que o Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará comemorou os 45 anos de atividades. A solenidade ocorreu no Auditório Ícaro de Sousa Moreira, no Centro de Ciências, na última sexta-feira (29), e contou com a presença de ex e atuais alunos, docentes e servidores técnico-administrativos.

"A gente vem pensando nisso desde o ano passado. Queríamos a certeza quanto à data exata de criação, então buscamos no Centro de Ciências, olhamos documentos antigos e vimos o documento do CONSUNI estabelecendo a criação do departamento. Com a certeza dessa data estamos comemorando os 45 anos e a ideia é buscar a identidade do departamento e promover a união entre as pessoas", explicou o Prof. Vicente Faria, que integrou a organização do evento.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

A ênfase na graduação é uma das características marcantes do Departamento de Biologia, que chega a quase meio século com a área de pesquisa solidificada. "Temos uma história muito fundada na graduação e, quando fomos ter a pós, já estávamos bem amadurecidos. Acho que chegamos neste momento bem maduros no ensino e na pesquisa e com um futuro promissor", destacou o chefe do departamento, Prof. Paulo Cascon.

Imagem: O ex-aluno Nicholas Lima retornou à UFC há menos de um mês, desta vez como professor efetivo na área de Bioquímica (Foto: Viktor Braga/UFC)Na ocasião, seis egressos do curso e dois ex-servidores, um docente e um técnico-administrativo, foram homenageados. Todos receberam certificados e puderam contar aos futuros biólogos um pouco de sua experiência profissional. Um dos que falaram foi Márcia Bantim, que hoje atua como professora da rede básica de ensino. "Encantei-me por esse curso, a graduação da UFC é um marco em minha vida. Colei grau em uma sexta-feira e na segunda-feira já estava em sala de aula. É recompensador quando vejo um aluno meu que diz que escolheu cursar Biologia", avaliou.

Quem também falou de sua experiência foi o ex-aluno Nicholas Lima, que há menos de um mês retornou à UFC, desta vez como professor efetivo na área de Bioquímica. "A graduação em Biologia desmistificou a ideia de universidade pública como problema. Aqui vi exatamente o oposto, um pessoal empenhado tanto na pesquisa quanto no ensino, professores de grande qualidade e pessoas sempre abertas para colaborar com os alunos", disse.

Após as falas, a cerimônia contou com a palestra "História ambiental de recifes de corais: isolamento e evolução", com o Prof. Almir Leal de Oliveira, do Departamento de História da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331