UFC apresenta propostas de ações para as comunidades do Grande Bom Jardim

Imagem: A reunião foi sediada no Teatro Marcus Miranda, do Centro Cultural Bom Jardim (Foto: Divulgação/CCBJ)Dirigentes da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Dragão do Mar (IDM) discutiram, na noite dessa terça-feira (3), sobre múltiplas propostas de ações e projetos de extensão para a área do Grande Bom Jardim. A reunião foi sediada no Teatro Marcus Miranda, do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ). Também participaram do encontro representantes de organizações não governamentais, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e moradores da região.

OPORTUNIDADES ‒ Para o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, tem sido um desafio a mudança do perfil de difusão cultural para o de formação voltada para as juventudes das periferias, no contexto do CCBJ e dos demais equipamentos geridos pelo instituto. Para setembro deste ano, por meio do IDM e do Governo do Estado do Ceará, são previstas mais de 40 mil vagas para cursos profissionalizantes nas recém-inauguradas Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no Mucuripe, e Escola de Hotelaria e Gastronomia da Praça das Artes, no bairro Moura Brasil.

"Temos aqui um trabalho que mostra que a comunidade do Grande Bom Jardim possui potencial e massa crítica. Há uma demanda muito forte por políticas públicas permanentes do Estado, e é muito boa a ajuda da Universidade em colocar sua potência e inteligência a serviço da população", declarou Linhares.

Segundo o reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, a Universidade precisa sair dos seus muros e trazer professores e alunos para atender às demandas das comunidades. Há uma expectativa, conforme o Prof. Henry, que no futuro, na área do Bom Jardim, possa funcionar um campus avançado da UFC, com atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão. "Nós vamos fazer uma escuta da comunidade e colocar quais são as possibilidades e o que temos de projetos para oferecer. O desejo nosso é que a Universidade possa contribuir para a melhoria das condições de vida daqui do Bom Jardim, criando oportunidades de desenvolvimento e de formação", resumiu o reitor.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – De acordo com a pró-reitora de Extensão, Márcia Machado, são 36 projetos extensionistas de diferentes unidades acadêmicas da UFC que atualmente desempenham atividades nos territórios do Grande Bom Jardim. Entre as áreas de conhecimento contempladas, estão cultura e arte, saúde, educação e urbanismo, com o propósito de articular cada vez mais esses projetos. "Essa é uma perspectiva inovadora de diálogo participativo com comunidade, sem trazermos projetos prontos da Universidade para cá. É preciso que nossos alunos conheçam a realidade cearense de forma aproximada, construindo um modelo pedagógico voltado para a formação humanística e para a transformação social", afirmou a pró-reitora.

Imagem: A reunião foi sediada no Teatro Marcus Miranda, do Centro Cultural Bom Jardim (Foto: Divulgação/CCBJ)EIXOS DE ATUAÇÃO – O coordenador de Extensão do Campus do Benfica, Eduardo Girão Santiago, apresentou uma síntese para os presentes ao encontro, antes do início dos debates. Em abril deste ano, uma equipe de professores da Instituição havia organizado uma reunião de planejamento com quatro grupos de trabalho: Direitos Humanos, Saúde, Desenvolvimento Local, e Educação e Cultura. Em todos esses GTs, foram feitos diagnósticos de projetos de extensão ativos na região do Grande Bom Jardim, e o que haveria de novas ideias a serem desenvolvidas nas comunidades.

Entre os campos situados nos eixos, foram mencionadas ações importantes em andamento, como o programa Gastronomia Social, o plano popular das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), o projeto Traficando Saberes, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), e o Movimento Cada Vida Importa, parceria de diversas instituições de ensino superior no Estado, do Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência e da Assembleia Legislativa do Ceará. Além de segurança pública, cidadania e políticas públicas, outros segmentos de interesse envolviam empreendedorismo, trabalho e geração de renda, economia criativa, despoluição e urbanização das áreas nas margens do rio Maranguapinho, saneamento básico e  monitoramento dos indicadores de saúde pública.

Estiveram presentes à reunião o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, José Soares de Andrade Júnior, e os docentes do Instituto de Cultura e Arte Héctor Briones, do curso de Teatro, e Eveline Alencar, coordenadora do curso de Gastronomia e do programa Gastronomia Social. Também participaram do encontro a diretora da Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar, Flávia Castelo; a gerente executiva do CCBJ, Trícia Matias; o gerente de formação do CCBJ, Joaquim Araújo; a conselheira do Fórum Cultural do Grande Bom Jardim, Regina Márcia; o coordenador do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Caio Feitosa; a coordenadora da Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS), Marileide Luz; e o presidente da União dos Moradores do bairro Canindezinho, Ivan Silva.

ArqPET acompanha ações de implementação das ZEIS no Bom Jardim
UFC e Instituto Dragão do Mar discutem proposta de parceria para o Grande Bom Jardim

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331