Práticas e teorias no âmbito da tutoria em EaD é tema de livro de professor da UFC

Imagem: A obra abrange desde a história da educação a distância no Brasil e no mundo às mais recentes características dos ambientes virtuais de aprendizagemPrincípios teóricos e ações práticas que compõem o campo de atuação da docência on-line, atividade mais conhecida como tutoria em educação a distância (EaD), é o tema do livro Tutores para EaD: práticas e teorias (Editora Dummar, 2018), lançado no último mês de junho.

A publicação se baseia na experiência do autor, Eduardo Junqueira, do Instituto UFC Virtual, como docente na Universidade Federal do Ceará, em disciplinas regulares da Universidade, e como coordenador de disciplinas e de tutoria no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB-UFC) nos últimos 10 anos.

A obra abrange desde a história da educação a distância no Brasil e no mundo às mais recentes características dos ambientes virtuais de aprendizagem, que se hibridizam com princípios das redes sociais e da gamificação.

O autor lança luz sobre as teorias gerais do campo da educação e da EaD para fundamentar, explicar e orientar a atividade prática daqueles que ensinam através da Internet, contemplando as diversas etapas desse processo, como a produção de materiais didáticos, o relacionamento com o aluno e a avaliação da aprendizagem. O livro está disponível para compra no site da editora.

O AUTOR – Eduardo Junqueira é professor de graduação e pós-graduação na UFC e doutor em Educação pela Michigan State University, nos Estados Unidos. Especialista na área de educação a distância, coordena estudos, cursos e atividades de formação nesse campo e já publicou trabalhos sobre a temática no Brasil e no exterior.

Fonte: Prof. Eduardo Junqueira, autor do livro – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.