Professor da UFC traduz livros de escritora italiana Nobel de Literatura

Imagem: capa do livro com desenho pintado de homem crucificado e quatro pessoas ao redorO Prof. Rafael Ferreira da Silva, do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará, traduziu dois livros da escritora italiana Grazia Deledda. As obras A mãe do padre e As indecisões de Elias Portòlu foram traduzidas do italiano para o português pela editora NOR.

Primeira mulher italiana a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1926, Grazia Deledda nasceu em 27 de setembro de 1871, em Nuoro, na região da Sardenha, e morreu em 15 de agosto de 1936, em Roma. A região onde nasceu foi destaque nas obras da autora, que também tinha interesse em temas relacionados a paixão, desejo, pecado e culpa.

Em A mãe do padre, o vilarejo de Aar, no interior da Sardenha, é pano de fundo do drama de um jovem padre que sai de casa às escondidas e é seguido pela mãe, que descobre a farsa da vocação do filho.

Já em As indecisões de Elias Portòlu, a escritora italiana narra o drama de Elias Portòlu ao retornar a Nuoro, na região da Sardenha, e se apaixonar pela noiva de seu irmão.

Os dois romances traduzidos pelo Prof. Rafael Ferreira estão à venda em formato e-book no site da editora e de livrarias on-line.

Fonte: Prof. Rafael Ferreira, do Departamento de Letras Estrangeiras – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.