Procurar no portal

UFC assina acordo de cooperação com instituto de pesquisa francês

Imagem: Na UFC, o foco será em pesquisas e projetos de extensão relacionados ao semiárido nordestino (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará assinou, na tarde desta quinta-feira (12), acordo de cooperação com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, sigla em francês), instituição francesa que atua há mais de 50 anos no Brasil em pesquisas e ações de desenvolvimento sustentável. Na ocasião, as duas instituições já conversaram sobre a primeira atividade em conjunto: a reunião da Rede Franco-Brasileira de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

A representante do IRD no Brasil, Marie-Pierre Ledru, explicou que o instituto desenvolve ações de pesquisas, formação e inovação em áreas tropicais com foco no desenvolvimento sustentável e nas mudanças climáticas. De acordo com ela, 11 pesquisadores do IRD estão atualmente no Brasil desenvolvendo pesquisas nessas áreas.

Na UFC, o foco será em pesquisas e projetos de extensão relacionados ao semiárido nordestino. "É com muita alegria que nós estamos firmando esse acordo hoje para reforçar a parceria da UFC principalmente na área do semiárido", destacou Ledru, lembrando que o IRD já possui projetos em andamento com alguns cursos da Universidade, como a Oceanografia e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais.

Veja outras imagens da assinatura no Flickr da UFC

Para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, a assinatura do acordo é mais um passo no processo de internacionalização da Universidade. "Para nós é uma satisfação muito grande, sempre é muito bom ter uma instituição dessas, com que a gente tem muita afinidade, e, neste momento, uma das nossas linhas de orientação é a internacionalização. Internacionalização traz inovação, traz um compromisso também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", considerou.

Imagem: Na UFC, o foco será em pesquisas e projetos de extensão relacionados ao semiárido nordestino (Foto: Ribamar Neto/UFC)Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. José Soares, a assinatura do acordo formaliza a parceria entre as duas instituições, o que também pode facilitar a mobilidade acadêmica de estudantes e docentes com universidades francesas.

As professoras Francisca Soares de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, e Eunice Maia de Andrade, do Departamento de Engenharia Agrícola, também estiveram presentes à solenidade de assinatura do acordo.

REUNIÃO – A primeira atividade oficial de parceria entre a UFC e o IRD já está marcada: nos dias 26 e 27 de novembro, a UFC será palco da reunião da Rede Franco-Brasileira de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que envolve instituições e pesquisadores brasileiros e franceses. De acordo com a representante do IRD, Marie-Pierre Ledru, durante dois dias, especialistas dos dois países vão discutir um plano de trabalho para os próximos 10 anos em áreas como água, saúde, solo, biodiversidade e socioeconomia no semiárido do Nordeste.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300