Curso de Engenharia de Telecomunicações é reconhecido com nota máxima

Imagem: Alunos do Curso de Engenharia de Telecomunicações em evento no CT (Foto: acervo Diretório Acadêmico Alexandre Moreira)O curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Ceará obteve nota máxima (conceito final 5) na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). De acordo com o relatório apresentado pela comissão de avaliação visitante, o curso apresenta um perfil excelente de qualidade.

A visita dos avaliadores se deu tendo em vista o processo de reconhecimento do curso, cuja primeira turma se iniciou em 2015. A Engenharia de Telecomunicações faz parte do Centro de Tecnologia, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, e oferece atualmente 60 vagas por ano em turno integral. A duração do curso é 3.600 horas, distribuídas ao longo de dez semestres.

A formação em Engenharia de Telecomunicações é dividida em cinco núcleos: conteúdos básicos, profissionalizantes, específicos, atividades de prática e disciplinas livres. O estudante pode aprofundar-se em áreas como comunicações móveis, redes ópticas, TV digital, processamento estatístico de sinais, gestão de projetos e serviços de telecomunicações, redes de comunicações, sistemas de comunicações via rádio e comunicações por satélites.

O Curso de Engenharia de Telecomunicações, com o de Engenharia de Computação, foi criado em 2015 a partir da segmentação do Curso de Engenharia de Teleinformática, não mais ofertado.

Fonte: Coordenação do Curso de Engenharia de Telecomunicações – fone: 85 3366 9470