Sonhos realizados e compromisso definem primeira colação de grau de 2018.1

Imagem: Nos jardins da Reitoria, formandos comemorarm a conquista antes do início da solenidade (Foto: Jr. Panela/UFC)A comunidade acadêmica festejou em peso na noite dessa terça-feira (17), na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, durante a primeira noite, em Fortaleza, do ciclo de colações de grau do semestre 2018.1.

A Concha Acústica esteve plena da presença de amigos e familiares que compartilhavam a vibração e a alegria dos formandos. No coração de todos, havia um misto da sensação de dever cumprido com a curiosidade pelo que estaria por vir nas próximas fases da vida pessoal e profissional dos jovens estudantes.

Presidida pelo reitor da UFC, Henry Campos, a solenidade diplomou 439 concluintes dos cursos de graduação da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Faculdade de Medicina (FAMED), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

Confira outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Formado em Filosofia e Biologia, Olímpio Ferreira, praticante de capoeira, sempre quis estudar educação física, sonho concluído na noite de ontem (Foto: Jr. Panela/UFC)SONHOS – As adversidades e os sacrifícios do percurso da graduação foram destacados pelo servidor público Rogério Vieira, de 28 anos. O agora professor de Língua Portuguesa, também poeta e músico, é um dentre os 100 alunos do Curso de Letras do Instituto UFC Virtual a concluir a faculdade. Junto com o filho Ângelo Roger, de 8 anos, e a noiva Sara Sousa, ele e a família vieram de Russas para celebrar a conquista. "A oportunidade de cursar o nível superior e chegar até aqui com êxito não tem preço", comemorou.

Apesar de sua vida ter seguido rumos distintos, Olímpio Ferreira, de 39 anos, formado em Filosofia e Biologia, sempre acalentou dentro de si o desejo de estudar Educação Física. Alcançou essa meta com outros 40 novos educadores físicos, tendo conciliado todo o curso com a jornada como professor de Ciências da Escola Municipal José Bonifácio de Sousa, no bairro Pici, próxima ao IEFES.

Para ser o padrinho da cerimônia, Olímpio escolheu o filho Johann Sebastian, de 11 anos, a quem dedicou a vitória. "Entrei no Curso de Educação Física porque sou praticante de capoeira há mais de vinte anos. O que estava desenvolvendo na Universidade, com a cultura popular e corporal, eu já punha em prática na escola em que trabalho", compartilhou.

Imagem: Formandos fazem o juramento da solenidade (Foto: Jr. Panela/UFC)EMPATIA – No início dos discursos da noite, falou em nome dos estudantes Henrique Ellery Maggioni, concludente do Curso de Sistemas e Mídias Digitais. O orador discente ressaltou que, além de preparar para o ingresso no mercado de trabalho, a Universidade proporciona espaço para o debate livre de ideias e a convivência com a diversidade.

"Quando ouvimos ideias diferentes das nossas, somos forçados a pensar e questionar, e é preciso se pôr na perspectiva do outro para melhor entender essa pessoa. Empatia é um sentimento poderoso que todos deveríamos levar para a vida fora da Universidade e que nos ajudará a trabalhar uns com os outros de forma mais harmoniosa", afirmou.

Representando os professores, o diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Sandro Thomaz Gouveia, dirigiu-se aos pais e responsáveis, parabenizando-os pela conquista e ressaltando o empenho de cada docente em educar os formandos. Convocou os formandos à ousadia de "fazer diferente, experimentar e promover a mudança de nossa conjuntura e realidade", incentivando-os a sempre buscar o conhecimento e exercê-lo de maneira ética, crítica e profissional.

"Aqui lhes foi permitido a convivência harmônica apesar das diferenças sociais, religiosas, ideológicas e de orientação sexual. Por isso, peço uma reflexão e o compromisso de vocês: levem esses ensinamentos para o cotidiano. Somente dessa forma poderemos mudar nossa realidade tão desigual", ponderou.

Imagem: Reitor Henry Campos discursa para os presentes, encorajando-os a encarar com otimismo os desafios que vêm pela frente (Foto: Jr. Panela/UFC)METAS E RESULTADOS – Após o juramento dos formandos, fez uso da palavra o reitor Henry Campos, que destacou os êxitos recentes da Instituição nos principais indicadores da qualidade do ensino superior brasileiro. Em conjunto com os avanços da pós-graduação e das pesquisas desenvolvidas em solo cearense, o reitor enfatizou os bons resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação, que posicionam a UFC na liderança das regiões Norte e Nordeste e no time das melhores universidades do País.

O Prof. Henry encorajou os formandos a encarar com otimismo os desafios que vêm pela frente e a alimentar, de forma permanente, os laços com a UFC. Desejou ainda felicidade aos novos profissionais, para o exercício das profissões que abraçaram com competência, ética e sensibilidade social.

"Atravessamos um tempo de realizações fecundas que vêm ampliando a Universidade e fortalecendo ainda mais sua inserção na sociedade. Entre as 140 instituições de nível superior já avaliadas in loco pelo MEC, a Universidade Federal do Ceará é uma das 10 que apresentam Conceito Institucional 5 e Índice de Cursos entre 4 e 5, o que a coloca, definitivamente, na faixa de excelência. Jamais, em nossa história, alcançamos perfis tão elevados de qualidade", avaliou.

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313