Gratidão e papel social das profissões marcam segundo dia do ciclo de colações de 2018.1

Imagem: Oriundo de Cabo Verde, na África, Dario Assunção comemorou a formatura ao lado da família (Foto: Viktor Braga/UFC)Qual a distância entre um homem e seu sonho? Quão longo é o caminho que ele deve percorrer para chegar a seu objetivo? Para Dario Assunção esse trajeto compreendeu um mar inteiro pela frente. Oriundo de Cabo Verde, na África, o jovem venceu não apenas os quase 3 mil quilômetros entre Fortaleza e o país insular, como também desafios relacionados à vida em uma nova terra, rumo à conquista do diploma de graduação.

Nessa quarta-feira (18), segundo dia do ciclo de colações de grau deste semestre, Dario pôde comemorar com a família, ao lado de outros 436 formandos, na Conha Acústica da Reitoria, a concretização do objetivo de graduar-se pela Universidade Federal do Ceará.

Veja a galeria de fotos da solenidade no Flickr da UFC

"É uma mistura tão grande de sentimentos que não sei explicar nem resumir. Digo que hoje sou outra pessoa graças à Universidade, pois aprendi muita coisa e também conheci muita gente. A universidade faz isso com a gente: transforma", comentou Dario, que já planeja voltar a Cabo Verde para exercer sua profissão como engenheiro de telecomunicações.

Destino ou feliz coincidência, a realização do sonho de Dario aconteceu em um dia simbólico não apenas para a África, mas para o mundo inteiro. Se vivo estivesse, o Nobel da paz e líder político Nelson Mandela, um homem que sonhou um mundo sem desigualdade racial, teria feito 100 anos nesse 18 de julho. "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", disse certa vez Mandela, em sintonia com o princípio das universidades.

Imagem: Isabela Magalhães, recém-formada em Engenharia Elétrica (Foto: Viktor Braga/UFC)REALIZAÇÃO – "Borrou não, continua. Tá linda!", dizia a mãe de Isabela Magalhães, tentando persuadi-la a esquecer a maquiagem durante a entrevista. De nada adiantou, pois as lágrimas transbordaram com toda a emoção que a formanda em Engenharia Elétrica sentiu ao falar sobre o sonho profissional que vinha acalentando desde a adolescência.

"Começou no ensino médio, desde o primeiro ano, a paixão pela Engenharia Elétrica. O curso foi muito mais do que esperava, abriu um leque", declarou Isabela. Para Marcos Camargo, o sonho teve de ser maturado por mais tempo, mas, ao realizar-se, não foi menos comemorado. Aos 63 anos, o paulista de Regente Feijó festejou sua primeira graduação, no curso de Agronomia.

"Já trabalhei por muitos anos na área. É mais difícil para quem trabalha e tem família, na minha idade inclusive, mas tive muita perseverança para conseguir", observou.

Imagem: As solenidades em Fortaleza ocorrem na Concha Acústica da Reitoria (Foto: Viktor Braga/UFC)DISCURSOS – Celebrando também esteve o jovem Hermeson Benício, concludente do curso de licenciatura em Química, que representou como orador discente os estudantes do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia da UFC que se graduavam naquela noite. Com uma fala desenvolta, Hermeson convocou os formandos a relembrar os passos na graduação, desde o primeiro dia de aula, enfatizando a necessidade de serem gratos.

"Seja grato por tudo que passamos para estar aqui, pois este é o momento! Aonde quer que você vá tenha orgulho de onde você veio e mais orgulho ainda de quem você se tornou", disse.

Logo em seguida, como orador docente, esteve o Prof. Ricardo Espíndola Romero, do Curso de Agronomia. Em seu discurso, ressaltou a importância de cada novo profissional acreditar em suas habilidades e potencial.

"Você não pode desanimar; se está aqui, é porque já passou por vários obstáculos. Lembre-se de que o caminho que você vai trilhar é seu, não tem de seguir os passos do professor, não tem de fazer o que seu pai fez nem ser igual a um colega. Você é capaz de superar, siga em frente", preconizou.

Após parabenizar os formandos, o reitor Henry Campos apresentou índices positivos da UFC – acadêmicos e de gestão. Salientou ainda o esforço contínuo de integração da Universidade, através de suas ações e projetos e da elaboração de políticas públicas voltadas às comunidades e regiões de baixa renda do Ceará.

"Diligentemente estamos construindo a Universidade que sai de seus muros, que qualifica o ensino pela inserção do aluno no mundo real, exercitando, junto com os professores, uma escuta das comunidades e buscando construir soluções para seus problemas mais pungentes", afirmou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331