Residência Pedagógica: reabertas inscrições, até 29 de julho, para estudantes e preceptores

Estão reabertas, até 29 de julho, as inscrições para a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Residência Pedagógica. São ofertadas 12 vagas para professor preceptor e 185 vagas, entre remuneradas e voluntárias, para estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará.

ESTUDANTES – Conforme o Edital nº 29/2018, há vagas para as seguintes licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, Letras-Inglês, Matemática, Música (Fortaleza), Música (Sobral), Pedagogia, Química, Sociologia e Teatro.

É necessário que o candidato esteja devidamente matriculado, cursando o quinto semestre ou a segunda metade do curso. Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado o currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

Na seleção, estarão em análise documentação, histórico escolar, currículo e Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), além de serem realizadas entrevista individual e avaliação da carta de motivação. As inscrições devem ser feitas pelos respectivos e-mails indicados no edital.

Os projetos serão desenvolvidos em escolas públicas, com o objetivo de promover atividades didático-pedagógicas, fortalecendo a relação entre teoria e prática, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola básica.

PROFESSORES – De acordo com o Edital nº 30/2018, pode participar da seleção de preceptores candidato que possua experiência mínima de dois anos de magistério na educação básica e seja professor em uma das escolas habilitadas, além de outros requisitos constantes no edital.

As oportunidades estão distribuídas entre os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Letras-Inglês, Música (Sobral), Pedagogia e Sociologia. As listas de escolas participantes por curso/subprojeto estão informadas no edital.

O processo ocorrerá em duas etapas. A primeira será de análise do curriculum vitae e do atendimento dos requisitos para inscrição e a segunda, de entrevista individual e análise de carta de motivação, que deve seguir as orientações anexas ao edital. As inscrições devem ser feitas pelos respectivos e-mails indicados no edital.

RESULTADO – O resultado final das duas seleções será divulgado até o dia 6 de agosto. Os candidatos classificados no limite do número de vagas anunciadas no edital serão chamados imediatamente. Os classificáveis serão chamados na medida da ocorrência de novas vagas, respeitando-se a ordem de aprovação.

SOBRE O PROGRAMA – O Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e tem por objetivo a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica. O programa é desenvolvido por instituições de educação superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Leia também: PIBID reabre, até 27 de julho, inscrições para estudantes de cinco cursos

Fonte: Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica/UFC – fone: 85 3366 9796