Conselho Universitário aprova criação do setor de Emergência de Odontologia

Imagem: 117ª reunião ordinária do Conselho Universitário da UFC ocorreu nesta quinta-feira (26) (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na manhã desta quinta-feira (26), a criação do setor de Emergência do Curso de Odontologia da UFC. O atendimento é realizado de forma ininterrupta, 24 horas por dia, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

Apesar de o serviço já ser oferecido, a criação de um setor próprio garante uma maior autonomia ao Curso de Odontologia, ligado à Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). A aprovação é importante principalmente para a alocação de mais servidores da UFC, que podem ter regime diferenciado.

Tanto o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, quanto o relator da proposta e pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, elogiaram o atendimento feito pelo curso e destacaram o fato dele servir como um importante espaço de formação acadêmica para os estudantes. A diretora da FFOE, Profª Lidiany Karla Azevedo, ressaltou que esse é um dos poucos serviços em odontologia com atendimento 24 horas.

Veja outras imagens da reunião do CONSUNI no Flickr da UFC

DISTINÇÃO NA GRADUAÇÃO – O CONSUNI aprovou também resolução que estabelece novas regras para o recebimento das distinções acadêmicas por alunos graduados. O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a 10 para cada curso, podendo ser no máximo 2 para summa cum laude, 4 para magna cum laude e 10 para cum laude.

Os critérios para a hierarquização da distinção serão determinados pelas coordenações dos cursos, obedecendo aos parâmetros gerais, como o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) Individual igual ou superior a 8.500, não ter trancamento ou reprovações e ter completado a graduação no prazo previsto pelo projeto pedagógico do curso.

Uma mudança importante é que alunos participantes de intercâmbio em outros países terão o prazo para término do curso ajustado de acordo com o tempo que passarem no exterior. Além disso, o requerimento da distinção, antes sem prescrição, deve ser feito após a colação de grau, podendo o estudante perder o direito à honraria caso perca o prazo. As alterações passam a valer a partir de janeiro de 2019.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331