Cientista referência em biologia molecular e resistência de plantas fará aula magna da pós

Imagem: A Profª Elizabeth Fontes é membra titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisadora nível 1A do CNPqNesta quinta-feira (16), as portas da Universidade Federal do Ceará estarão abertas a todos os pesquisadores e interessados em biologia molecular de plantas, mecanismos de resistência, interações planta-pragas e temas similares. Nessa data, ocorrerá a aula magna da pós-graduação da UFC, que será proferida pela Profª Elizabeth Fontes, da Universidade Federal de Viçosa (MG), referência internacional no assunto.

A aula, intitulada "Comunicação molecular de plantas com seu meio ambiente: impactos na produtividade e seguridade de alimentos", será às 10h, no auditório da Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Não há necessidade de inscrição prévia.

Pesquisadora de reconhecimento internacional, detentora de várias premiações, membra titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisadora nível 1A do CNPq, a Profª Elizabeth Fontes coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Interações Planta-Praga.

Seus estudos têm se concentrado em revelar os sinais de estímulos do meio ambiente nas plantas, em especial as respostas moleculares relacionadas a estresses fisiológicos. A pesquisa da professora busca descobrir os genes e os mecanismos bioquímicos associados a estresses nas plantas, como seca ou infecção por vírus.

Com a identificação desses aspectos moleculares, associados às respostas das plantas ao estresse, a Profª Elizabeth busca potencializar essas respostas e desenvolver estratégias para aquisição de tolerância das plantas às adversidades do meio ambiente e, assim, minimizar o impacto negativo na produtividade das plantas cultivadas, contribuindo para garantir a seguridade alimentar.

Para saber mais sobre a convidada, acesse o currículo da pesquisadora.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943