LABOMAR promoverá evento internacional sobre mudanças climáticas e oceanos

Imagem: O curso será ministrado em inglês e, entre os temas, abordará mudanças climáticas e os impactos nos oceanos (Foto: Viktor Braga/UFC)O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará realizará, de 10 a 14 de setembro, em sua sede (Av. Abolição, 3207, Meireles), a escola internacional Fortaleza’s Austral Spring School on Climate Change and Marine Conservation. Trata-se de um curso, a ser ministrado em inglês, que contará com a presença de renomados professores e pesquisadores dos Estados Unidos, da Holanda e do Brasil. Eles abordarão questões ligadas às mudanças climáticas no planeta e às repercussões econômicas e ecológicas sobre a sociedade e os oceanos.

As inscrições, gratuitas, são limitadas e poderão ser realizadas on-line por meio de link que ficará disponibilizado no site do LABOMAR no período de 13 a 17 de agosto. Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação de universidades do Brasil e do exterior, bem como servidores públicos (municipais, estaduais e federais) de universidades e órgãos da área de meio ambiente, recursos hídricos e clima.

No programa, serão abordadas questões como mudanças climáticas globais; oceanos quentes e seus efeitos na estabilidade do clima; status atual das mudanças climáticas, efeitos políticos e econômicos; impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas regionais, nas espécies marinhas e na saúde humana; impactos de plásticos e outros poluentes químicos nos oceanos.

CONVIDADOS – Entre os professores estrangeiros estão Reindert Haarsma, do Royal Netherlands Meteorological Institute (Instituto Holandês de Meteorologia), e Jerry Miller, do Escritório de Ciência e Política para os Oceanos da Casa Branca (Estados Unidos). Os professores Helena Matthews-Cascon, do Departamento de Biologia da UFC, Edmo Campos, professor visitante do LABOMAR, e Eduardo Sávio, atual presidente da FUNCEME, também integram o corpo docente do curso.

O Prof. Reindert é especialista em estudo sobre os impactos da mudança do clima na circulação dos oceanos e os efeitos desse fenômeno no clima global, incluindo alterações na ocorrência de chuvas. O Prof. Jerry é um profissional renomado na questão da formulação de estratégias da sociedade para o enfrentamento das mudanças climáticas, tendo sido assessor de políticas para os oceanos do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

INTERNACIONALIZAÇÃO – A escola consiste em estratégia de internacionalização e atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa do LABOMAR para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras e qualificar servidores públicos em políticas públicas.

SAIBA MAIS – O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC e será coordenado pelos docentes Edmo Campos, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor visitante do LABOMAR; e Marcelo Soares, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC.

A escola conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Geografia, Engenharia de Pesca, Direito e Geologia da UFC. Além dos referidos programas de pós-graduação, a escola tem ainda o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

Fonte: Prof. Marcelo Soares, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC – fone: 85 3366 7014