Professores da UFC tomam posse na Academia Cearense de Ciências na sexta-feira (17)

Imagem: Logomarca da Academia Cearense de CiênciasO auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará será palco, nesta sexta-feira (17), da solenidade de posse de novos membros titulares e afiliados da Academia Cearense de Ciências (ACECI). Na ocasião, três professores da UFC passam a integrar a instituição. O evento ocorrerá às 19h30min.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes de Souza Filho, e o Professor Emérito da UFC Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno serão empossados como membros titulares da ACECI. Eles assumirão as cadeiras de número 12 e 8, respectivamente. A primeira tem como patrono Adhemar Braga. Já a cadeira número 8 tem como patrono o Prof. Prisco Bezerra.

A Profª Lucicléia Barros de Vasconcelos, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, será empossada na categoria de membra afiliada. Na ocasião, também serão empossados membros titulares da academia: o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Lucas Antonio de Sousa Leite e a pesquisadora do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo.

Para o Prof. José Albérsio de Araújo Lima, presidente da ACECI, a escolha dos novos membros representa o "reconhecimento dos frutos de suas atividades acadêmicas, científicas e de gestão".

CURRÍCULOS – Professor do Departamento de Física da UFC e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Antonio Gomes de Souza Filho é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Já atuou como pesquisador visitante na Universidade de Tohoku (Japão), no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos), na Universidade de Lyon 1 (França) e na Universidade de Campinas (São Paulo). Possui graduação (1997), mestrado (1999) e doutorado (2001) em Física pela UFC, com período sanduíche em Massachusetts, nos Estados Unidos (2001).

Professor Emérito da UFC, Tarcísio Pequeno é presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Possui graduação em Engenharia Civil pela UFC (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática (Computação) pela mesma instituição (1981), com estágio sanduíche na Universidade de Waterloo, no Canadá (1979). Em 1971, ingressou como professor da UFC no Instituto de Física, que depois se tornou Departamento de Física.

Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, a Profª Lucicléia Barros de Vasconcelos possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, com período sanduíche na Universidade de Avinhão, na França (2011).

ACECI – Fundada em outubro de 1985, a Academia Cearense de Ciências (ACECI) é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das ciências básicas e aplicadas no Estado do Ceará. Todos os meses, os integrantes da ACECI se reúnem para discutir ações de governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da comunidade civil do Estado.

Fonte: Prof. José Albérsio Lima, presidente da ACECI – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.