Procurar no portal

UFC e Instituto Atlântico assinam convênio nas áreas de TI e saúde

Imagem: A assinatura do convênio de cooperação técnica ocorreu no gabinete do reitor, no Campus do Benfica (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu representantes do Instituto Atlântico em seu gabinete, nesta segunda-feira (27), para a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a UFC e o instituto para a Governança Inteligente de Sistemas de Saúde (GISSA), solução tecnológica que cruza informações de diversas bases de dados de saúde pública.

O aplicativo, desenvolvido em solo cearense pelo Instituto Atlântico, contará com o auxílio de pesquisadores e especialistas da Universidade para aprimorar aspectos de gestão compartilhada e tecnologia da informação voltada para a saúde, fortalecendo a medicina preventiva.

Entre os indicadores de interesse, captados pelo GISSA em hospitais, postos de atenção básica e secretarias municipais e estaduais de saúde, estão registros de nascimentos, incidência de doenças, acompanhamento de consultas de pré-natal e número de óbitos. Ao reunir informações antes pulverizadas, o aplicativo possibilita apoiar tanto a elaboração de políticas públicas como a tomada de decisão dos gestores, a partir de notificações em tempo real destinadas a médicos, agentes comunitários e outros profissionais da área.

Outras funcionalidades do app envolvem a comunicação direta com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) via mensagens de celular. Além disso, permite a integração de dados com vistas à redução das mortalidades materna e infantil no Ceará.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Desde 2015, está em funcionamento um projeto-piloto do GISSA no município de Tauá, no sertão dos Inhamuns, por meio de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Fundo Nacional de Saúde. Testes da plataforma vêm sendo realizados em Fortaleza, Caucaia e Sobral, e em breve devem se estender a outras cidades cearenses. O GISSA está disponível para acesso em computadores e dispositivos móveis.

Estiveram presentes à reunião o Prof. Osvaldo de Souza, do Departamento de Ciências da Informação da UFC; Francisco Moreto, superintendente do Instituto Atlântico; e Lucélia Saraiva, analista de negócios do Instituto Atlântico.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300