UFC estabelece colaboração técnico-científica com universidade sul-coreana

Imagem: A Chonnam University foi fundada em 1952 e está localizada na cidade de Gwangju (Foto: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará deu início a uma nova colaboração internacional, desta vez com a Chonnam National University, situada na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul. De 20 a 31 de agosto, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes, realizou missão técnico-científica no país, na qual estabeleceu a parceria.

Na universidade sul-coreana, o Prof. Gomes visitou o grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Yoong Ahm Kim, na School of Polymer Science and Engineering (Escola de Engenharia e Ciência dos Polímeros), e ministrou seminário em que apresentou os trabalhos realizados na Pós-Graduação em Física da UFC na área de materiais de carbono.

O Prof. Kim já vem desenvolvendo, há 12 anos, colaboração científica com a UFC na área de nanomateriais de carbono, por meio da Universidade de Shinshu, no Japão, à qual até então estava vinculado. Sua ida à universidade sul-coreana facilitou o estabelecimento da parceria, que também continua com a instituição japonesa.

O grupo de pesquisa sul-coreano tem ampla experiência na área de síntese de nanomateriais e em técnicas avançadas de microscopia eletrônica, estudos que possuem uma série de aplicações na área de energia, de materiais ultrarresistentes, de eletrônica, entre outras. Na UFC, a Pós-Graduação em Física desenvolve estudos complementares na área de espectroscopia óptica.

Segundo o Prof. Gomes, a nova parceria reforçará a produção de artigos científicos em conjunto, além de facilitar a mobilidade estudantil entre as universidades, permitindo a criação de programas de intercâmbio.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331