Biblioteca Central inscreve para treinamento e worshop sobre Bibliometria

Imagem: O treinamento e workshop sobre periódicos da CAPES ocorrerão na Biblioteca Central do Campus do Pici (Foto: Jr. Panela/UFC)A Biblioteca Central Prof. Francisco José Abreu Matos, do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da Universidade Federal do Ceará, recebe dois eventos promovidos pela editora Clarivate Analytics sobre periódicos da CAPES, nos dias 13 e 14 de setembro. Podem participar bibliotecários, pesquisadores, revisores, pró-reitores, reitores e editores de modo geral.

No dia 13, a partir das 14h, ocorre o Treinamento de Bases de Dados da Editora Clarivate Analytics, com a representante da editora Débora Dias. Ela apresentará as  estratégias de busca e recuperação da informação nas bases Web of Science –  que reúne mais de 12 mil periódicos e 148 mil anais de eventos nas áreas de ciências, ciências sociais, artes e humanidades – e Journal Citation Reports.

Em seguida ela apresenta o EndNote, importante software gerenciador para publicação de artigos científicos que permite importar referências da web, organizá-las em grupos de assuntos e inseri-las no próprio texto. O evento está previsto para terminar às 17h. Para participar desse treinamento, é necessária a inscrição por formulário eletrônico.

Já no dia 14 de setembro, das 9h às 12h, será a vez do workshop Usando a Bibliometria para Publicar, Analisar e Avaliar a Produção Científica, a ser ministrado por Ariane Fernández, também da editora Clarivate Analytics. Serão discutidos os seguintes tópicos: introdução à bibliometria; melhores práticas de mercado – manifesto de Leiden; como escolher a melhor revista para publicar; como submeter seu manuscrito a uma revista; como ganhar créditos e visibilidade internacional de suas revisões; como realizar adequadamente análises e avaliações bibliométricas do seu departamento de autores e instituições; e a importância do Citation Connection nas novas publicações científicas. Para participar da programação, basta realizar a inscrição via formulário on-line.

IMPORTANTE – Além das inscrições pelos formulários acima, os interessados devem se inscrever pelo formulário disponibilizado no site da editora.

Fonte: Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: 85 3366 9514