Circuito UFC-Arte no Interior inscreve para ações em Russas e Limoeiro do Norte

Imagem: De 12 a 14 de setembro, as atividades do Circuito UFC-Arte no Interior acontecem em Russas e Limoeiro do Norte (Imagem: Divulgação)Até o dia 10 de setembro, o Circuito UFC-Arte no Interior – edição Russas e Limoeiro do Norte está com inscrições abertas para oficinas e workshops. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente nas secretarias do Campus da UFC em Russas (Rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária) e do Campus do IFCE em Limoeiro do Norte (Rua Estevão Remígio, 1145, Centro).

O evento ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro, das 9h às 17h, em Russas, e no dia 14 em Limoeiro do Norte, das 9h às 19h. As atividades propostas contemplam os segmentos de fotografia, audiovisual, teatro e fundamentos de programação. Interessados devem preencher ficha de inscrição, informando a oficina de sua preferência, e terão direito a certificado.

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS – No campo da fotografia, em Russas, está aberta uma turma para a oficina "Fotografia digital – técnica de light painting" (20 vagas), enquanto, em Limoeiro do Norte, a oficina será "Fotografia digital – fotografando alimentos" (15 vagas). Nas duas cidades, serão realizados o workshop "Midiadança em formação" (25 vagas por turma), com os recursos técnicos e expressivos da videodança, e a oficina de programação "Hello, Arduino!" (15 vagas por turma), abordando os princípios básicos da plataforma Arduino, a instalação de hardware e software e o uso de painéis LED.

O circuito terá também exibição de filmes do Cine Descoberta, cineclube que incentiva o público a refletir sobre os direitos humanos e os povos indígenas na América Latina. A ideia é divulgar produções audiovisuais de cineastas indígenas ou sobre movimentos indígenas, com debates acerca da autorrepresentação e diversidade étnica e cultural.

No encerramento, será encenado o espetáculo MMC – monta meu coração... ou mínimo múltiplo comum, do projeto Ateliê do IPREDE: Produtos Artísticos e Bens Culturais na Primeira Infância. O MMC tem formato de leitura dramática de 12 cenas, baseadas em histórias reais, nas quais são abordadas experiências de artistas na sala de aula, de professores no teatro e de pesquisadores que acreditam que "pensar a educação através da experiência a converte em algo mais parecido com uma arte do que com uma técnica ou uma prática", esclarecem os produtores citando o filósofo e educador espanhol Jorge Larossa Bondi.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – O Circuito UFC-Arte no Interior inaugura uma nova fase para a promoção da arte e da cultura na Universidade Federal do Ceará, favorecendo o intercâmbio com a comunidade dos municípios do Interior cearense. Até o fim do ano, estão agendadas outras edições em diferentes cidades do Estado. Em outubro, o circuito chega a Sobral e, em novembro, a Crateús, durante a programação dos Encontros Universitários em ambos os campi. E em dezembro, será a vez de Quixadá e Juazeiro do Norte receberem as atividades.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC, com apoio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo site da SECULT-ARTE.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831