Coletivo Cultural da Faculdade de Direito incentiva literatura e homenageia escritores cearenses

Imagem: O Coletivo Cultural nasceu com a proposta de unir artistas contemporâneos aos artistas clássicos – desconhecidos e reconhecidos – do Ceará (Imagem: Divulgação)O Coletivo Cultural da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, projeto que integra o Programa de Promoção da Cultura Artística da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC, lança a série Homenagem aos Autores Cearenses, com atividades para promover a literatura na Instituição e dar visibilidade à vida e à obra de escritores locais.

O primeiro a ser contemplado é o Padre Antônio Tomás, de quem se comemora, nesta sexta-feira (14), os 150 anos de nascimento. Em celebração à data e como forma de fomentar a produção literária em Fortaleza, o Coletivo Cultural promoverá, nos dias 21 e 28 de setembro, das 14h às 17h, na Faculdade de Direito, uma oficina de escrita criativa, gratuita e aberta ao público, ministrada pelo jovem escritor Mateus Lins.

Na ocasião, haverá sorteio de livros e de uma aquarela de Inácio Duarte, artista que faz parte do coletivo, com ilustração do poema "O palhaço", além do lançamento de um miniconcurso literário para alunos da UFC. Mais informações, inclusive sobre as inscrições, estão disponíveis nas redes sociais do projeto: Facebook e Instagram.

Imagem: Na programação em homenagem ao poeta Padre Antonio Tomás haverá uma oficina de escrita criativa com o autor Mateus Lins (Imagem: Divulgação)HOMENAGEADOS – O homenageado na abertura das atividades do projeto, Padre Antônio Tomás, que dá nome a uma movimentada avenida de Fortaleza, foi laureado como primeiro Príncipe dos Poetas Cearenses. O Coletivo Cultural lembra que "sua poesia, por vezes melancólica, versava com profundidade e singeleza sobre a vida cotidiana. A métrica impecável de seus sonetos e a afluência de metáforas reveladoras dos dramas humanos merecem ser trazidas à tona novamente, em resgate à nossa estirpe literária, em diálogo com a nova geração de artistas de nossa Terra da Luz".

Para os próximos meses, o coletivo já agendou homenagens para os escritores Heráclito Graça e Rachel de Queiroz. Além das atividades já citadas, o projeto vai incluir nas futuras programações exibição de curta-metragem e palestras ministradas por professores sobre a vida e a obra dos autores.

O Coletivo Cultural da Faculdade de Direito é coordenado pelos professores William Marques e Fernanda Cláudia Araujo da Silva e pelos alunos Rafael Lessa e Mateus Henrique Amorim.

Fonte: Coletivo Cultural da Faculdade de Direito – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.