Servidores da UFC integram publicação científica sobre gestão pública

Imagem: A UFC divide, com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), o primeiro lugar como instituição federal que mais teve servidores técnico-administrativos aprovados para a coletânea (Foto: Divulgação)A coletânea Gestão pública: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais (GPTAE), publicação que, há cinco anos, vem dando publicidade à produção acadêmica e científica desenvolvida pelos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) das instituições federais de ensino superior (IFES), divulgou a lista de selecionados para a edição de 2018. Dos 20 artigos, 3 são de servidores da UFC.

Tiveram artigos selecionados os servidores Francisco Edson Rodrigues da Silva, que escreveu, em parceria com Cleide Carneiro, o trabalho Considerações sobre ética entre os servidores de uma universidade pública do Nordeste brasileiro; Rubens Carlos Rodrigues, que publica O sistema de controle interno nas universidades públicas federais brasileiras, e Josimeire Araújo Gomes, que dividiu autoria com Célia Regina Xavier de Sena no artigo Análise dos impactos de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Universidade Federal do Ceará.

Com a aprovação, a UFC, juntamente com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), dividem o primeiro lugar como instituição federal que mais teve servidores técnico-administrativos aprovados para a coletânea. Lotado na coordenação do Curso de Secretariado Executivo, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), o servidor Edson Rodrigues, um dos aprovados, investigou as considerações sobre ética de servidores, com base em Aristóteles, Immanuel Kant e Sánchez Vázquez.

Para ele, o resultado mostra o impacto das pesquisas conduzidas por técnico-administrativos das IFES. "Acredito que seja relevante no sentido de mostrar à comunidade, tanto a acadêmica como a externa, que os servidores técnico-administrativos também desenvolvem atividades de pesquisa de qualidade. Destaca-se ainda o fato de que em primeiro e segundo lugares estão artigos de servidores da UFC", afirma.

Para conferir a lista dos artigos, basta acessar a página da coletânea Gestão pública: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais (GPTAE).

Fonte: Edson Rodrigues, da coordenação do Curso de Secretariado Executivo – fone: 85 3366 7812