Pedro Henrique Saraiva Leão recebe título de Professor Emérito da UFC

Imagem: Foto do Prof. Henry entregando o título ao prof. Pedro HenriquePedro Henrique Saraiva Leão, docente aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, é o mais novo Professor Emérito da Instituição. A solenidade de entrega do título foi prestigiada por familiares e amigos do homenageado na noite dessa quinta-feira (13), no auditório da Reitoria (Campus do Benfica).

Compuseram a mesa do evento, além do próprio homenageado, o reitor da UFC, Henry Campos; o vice-reitor, Custódio Almeida; a diretora da FAMED, Valéria Goes; o professor do Departamento de Cirurgia da FAMED Lusmar Veras Rodrigues; a professora aposentada do Departamento de Literatura Angela Gutiérrez; e, representando a Academia Cearense de Medicina, Sérgio Gomes de Matos.

PERFIL INDISCUTÍVEL – Para o Prof. Lusmar Veras Rodrigues, do Departamento de Cirurgia da FAMED, responsável pela indicação do nome doImagem: Foto do Prof. Lusmar Veras Rodirgues falando ao microfone Prof. Pedro Henrique ao título, a homenagem da noite concretizou um momento ímpar. "O Prof. Pedro Henrique dispõe de todos os pré-requisitos para receber esse título ora concedido pelo nosso magnífico reitor, Henry de Holanda Campos", disse.

A afirmativa do Prof. Lusmar foi atestada na leitura do vasto currículo do homenageado, que, em 1972, na condição de bolsista do Conselho Britânico, estagiou no Hospital St. Mark's, em Londres, e, mais tarde, cumpriu estágio na Deutsche Klinik für Diagnostik, em Weisbaden, na Alemanha.

"Diante de tantos predicados, considero de maior destaque o fato de o Prof. Pedro Henrique ser um dos responsáveis pela implantação da especialidade de coloproctologia no Ceará, com a formação de residentes e especialistas que certamente darão continuidade ao ensino nessa área", acrescentou.

Ao encerrar suas palavras de homenagem ao perfil "indiscutível" de Pedro Henrique Saraiva Leão, o Prof. Lusmar Veras Rodrigues se valeu de palavras da escritora Cora Coralina: "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Imagem: Foto do prof. Pedro Henrique discursando ao microfoneDEVER CUMPRIDO – De tom emotivo, o discurso do Prof. Pedro Henrique passeou por referências às atividades que marcam a vida do novo Professor Emérito da UFC: a medicina, a literatura e o magistério.

Pensadores clássicos, como Sêneca, Sócrates e São Tomás de Aquino, foram algumas das menções feitas pelo homenageado para louvar a arte de ensinar nas universidades, "templos do saber" onde, conforme o docente, "o professor há de ser qual pregador a semear conhecimento".

Para ele, o aprendizado, em sua área, completa-se fora do ambiente acadêmico. "Acreditamos até não requerer apenas escolas o ensino da medicina, pois esta aprende-se maiormente nos hospitais. É nestes que o professor ensina a tratar a vida, essa doença incurável. É nas enfermarias e UTIs que aos discípulos revela-se a maneira de cuidar também da morte, essa constante certeza na vida", apontou.

O professor externou, ainda, sua gratidão. "Tenho o dever de louvar e agradecer esta Universidade, umas das mais prestigiadas nessas américas, consoante a revista inglesa Times Higher Education", disse. E sobre o título concluiu: "tenho que essa elevada venera me rejuvenesce. Posso mesmo remirar, na intimidade, a certeza do dever cumprido na arena do magistério".

MODELO DE CONDUTA – O reitor da UFC, Henry Campos, falou da satisfação particular na entrega do título a Pedro Henrique Saraiva Leão, "um professor querido e respeitado por todos; um Imagem: Foto do Prof. Henry Campos segurando um papel e lendo ao microfonemédico dedicado, vocacionado, sensível e dos mais competentes; e, como se não bastasse, um poeta, um artesão da palavra, que frequentou a geração concretista e seguiu poetando, até somar, em nossos dias, inúmeras obras publicadas".

A visão internacionalista do homenageado, destacada pelo Prof. Henry, é inspiração para a UFC. "Um homem da ciência, um homem do mundo, Pedro Henrique já revelava, nos anos setenta, essa visão moderna que, em nossos dias, orienta a atuação da Universidade", apontou.

"Com todas as condições para ser chamado emérito", Pedro Henrique Saraiva Leão foi apontado pelo reitor Henry Campos, ainda, como "um exemplo, um modelo de conduta profissional que se harmoniza com o ambiente dinâmico da universidade moderna, em especial, da universidade pública, que, em nosso país, tem capitaneado o esforço pela elevação da qualidade do ensino superior".

CURRÍCULO – Com mais de 50 anos de academia, Pedro Henrique Saraiva Leão, que se formou em Medicina em 1963 pela UFC, possui extenso currículo. Recebeu, em 2006, diploma de Notório Saber pela UFC e, em 2014, diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina.

Em 1968, tornou-se membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a qual presidiu nos anos de 1981 e 1982. Em 1975, fundou em Fortaleza o Clube de Colostomizados do Brasil, o primeiro do país.

É membro-fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, em São Paulo. Em 2003, recebeu a Medalha Barca Pellon, a maior comenda médica do Estado do Ceará, e em 2016 foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro.

Também escritor, o Prof. Pedro Henrique tem diversos livros na área de medicina e vários outros de poesia. É ex-presidente estadual e nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), além de titular da Academia Cearense de Medicina e da Academia Cearense de Letras, tendo sido também presidente desta última.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331