Programação de outubro no MAUC é dedicada a crianças e servidores

Imagem: Os trabalhos artísticos de crianças e servidores serão expostos nas paredes do MAUC (Imagem: Divulgação)Durante o mês de outubro, crianças e servidores terão a oportunidade de ver seus trabalhos expostos nas paredes de um museu. Neste mês, em comemoração do Dia das Crianças (12) e do Dia do Servidor Público (28), o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) abre as portas para uma programação voltada a esses dois públicos.

Até sexta-feira (5), crianças de 1 a 5 anos de idade da Escola e Creche Sementinha apresentam, na sala temporária do MAUC, pinturas livres e releituras de obras clássicas de artistas como Aldemir Martins, Van Gogh e Tarsila do Amaral.

No dia 5, a partir das 14h30min, o público terá a oportunidade de conferir a exposição Um olhar das crianças sobre o MAUC, composta por uma retrospectiva dos Salões Infantis ocorridos nas décadas de 1960, 1970 e 1980 e por trabalhos desenvolvidos durante as oficinas de Isogravura (técnica adaptada para utilizar o carimbo tendo como suporte o isopor), Colagem e Arte Naif, promovidas pelo MAUC durante a primeira edição do Corredor Cultural 2018, em setembro.

A exposição, idealizada pela técnica de arquivo do MAUC, Auricélia Reis, e organizada por toda a equipe do museu, conta ainda com trabalhos de estudantes do Centro Educacional Infantil Parque São Miguel, que, após realizarem algumas visitas guiadas no MAUC, fizeram releituras inspiradas nas obras que viram no museu.

De 22 a 26 de outubro, as paredes da sala temporária do museu serão dedicadas ao Centro Educacional Infantil Paulo Sarasate, que apresentará a exposição A arte como transformadora na educação infantil. A mostra tem o objetivo de mostrar as crianças como protagonistas da própria história a partir das invenções artísticas.

SERVIDORES – A partir do dia 15, as produções artísticas de servidores e terceirizados da UFC poderão ser conferidas na 1ª Exposição Nossarte, disponível à visitação até o dia 1º de novembro na sala temporária do MAUC. A mostra é uma ação da Divisão de Programas e Projetos Culturais da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e reúne pinturas, fotografias, desenhos e colagens dos profissionais que atuam na Universidade.

No dia 31, também como parte da programação da Semana do Servidor na UFC, ocorrerá a abertura da exposição do I Concurso Fotografe a UFC. Organizado pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, o concurso tem como tema a "Arquitetura e flora na UFC" e selecionará 30 imagens de edificações da Universidade e sua integração cênica com a flora local. As 12 melhores fotos irão compor o calendário de 2019 da Instituição.

Os interessados em participar do concurso podem enviar as fotos para a comissão de avaliação até o dia 17.

SERVIÇO – O Museu de Arte da UFC (MAUC) fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste mês, excepcionalmente no dia 14 (domingo), o Museu abrirá das 10h às 16h como parte da programação da segunda edição do Corredor Cultural Benfica. A entrada é gratuita.

Fonte: Kathleen Silveira, assistente em administração do MAUC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.