Professor conquista 3º lugar em concurso de melhor tese da área de estatística

Imagem:  Prof. José Roberto Silva dos Santos recebeu 3º lugar no Concurso de Melhor Tese de Doutorado do Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (Foto: arquivo pessoal)O Prof. José Roberto Silva dos Santos, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Ceará, conquistou o 3º lugar no Concurso de Melhor Tese de Doutorado do 23° Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), realizado de 23 a 28 de setembro, em São Pedro (SP).

A tese, intitulada Contribuições ao estudo de dados longitudinais na Teoria de Resposta ao Item, foi submetida à comissão do evento ao lado de outras 19. Destas, 4, incluindo a do Prof. José Roberto, foram escolhidas para apresentação oral durante o SINAPE.

O prêmio destaca recém-doutores cujos títulos tenham sido obtidos em universidades brasileiras no período de janeiro de 2016 a março de 2018. O julgamento dos trabalhos é baseado na originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área.

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) fornece ferramentas importantes para análise de dados psicométricos provenientes de diversas áreas do conhecimento, tais como educação, psicologia, medicina e marketing, dentre outras. No Brasil, tem sido aplicada em avaliações educacionais de larga escala, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Os modelos da TRI possibilitam a construção de escalas de proficiência, que são de potencial interesse para avaliar o conhecimento de indivíduos em alguma área específica. A tese do Prof. José Roberto apresenta diversos aperfeiçoamentos em termos de modelagem de dados de resposta ao item, em particular na modelagem de dados provenientes de estudos longitudinais, em que os respondentes são acompanhados ao longo de diferentes instantes de avaliação – por exemplo, ao longo de séries escolares.

"O concurso de teses confere grande visibilidade ao trabalho, bem como ao Departamento de Estatística e Matemática Aplicada e à UFC. Mais ainda, enaltece a atuação como professor e pesquisador", considerou o docente premiado.

O Prof. José Roberto é estatístico formado pela UFC. Cursou doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a supervisão do Prof. Caio Lucidius Naberezny Azevedo, também graduado em Estatística pela UFC.

O SINAPE é a principal reunião científica da comunidade estatística brasileira, organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE) a cada dois anos. É um importante fórum para a difusão dos avanços da estatística nas diversas áreas do conhecimento, além de ser um espaço de debate de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Fonte: Prof. José Roberto Silva dos Santos, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC – fone: 85 3366 9840