Procurar no portal

Renato de Azevedo Moreira é o mais novo Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará

Imagem: O Prof. Renato de Azevedo Moreira, docente aposentado do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, agora faz parte do seleto grupo de professores eméritos da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)O seleto rol de professores eméritos da Universidade Federal do Ceará tem agora o nome de Renato de Azevedo Moreira, docente aposentado do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. A entrega do título ocorreu na noite dessa quinta-feira (4), em cerimônia que reuniu autoridades acadêmicas, amigos e familiares do professor no auditório da Reitoria.

Ao afirmar que "um dos primeiros deveres do homem é agradecer", o Prof. Renato lembrou de cada segmento que contribuiu para sua brilhante trajetória acadêmica, especialmente a família, a quem atribuiu o "carinho, o suporte intelectual e a inteligência emocional" que constituíram a base para que pudesse se dedicar com afinco à ciência.

Também foram lembrados os professores maristas de sua juventude em Pernambuco (seu estado natal) e, posteriormente, do antigo Colégio Cearense, responsáveis por "sólida formação intelectual e moral", que o fizeram adquirir o gosto pela observação. Segundo o docente, o binômio ensino-pesquisa esteve presente em sua vida desde a tenra idade. "Quantas lagartixas sacrifiquei para ver como era dentro", confessou, arrancando risos da plateia.

O professor também relembrou o período em que trabalhou com alfabetização de adultos, algo que muito contribuiu para sua percepção do dever do magistério e aumentou sua vontade de ensinar. "Fiz do ato de ensinar um ato de amor. Sempre quis ser professor." Classificando a vida como "uma grande aventura", o Prof. Renato disse que o título de Professor Emérito foi uma das mais agradáveis surpresas. O reconhecimento, segundo ele, reforça ainda mais seu desejo de continuar contribuindo com a Universidade, onde segue ministrando aulas em cursos de pós-graduação e orientando várias pesquisas.

Imagem: O patrimônio de professores eméritos da UFC se enriquece com a chegada de Renato de Azevedo Moreira”, disse o reitor Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)GRANDES MESTRES ‒ Para o reitor Henry Campos, é motivo de alegria e satisfação receber o Prof. Renato entre os grandes mestres da Universidade. "O patrimônio de professores eméritos da UFC se enriquece com a chegada de Renato de Azevedo Moreira", disse. Ele citou a marca de 32 mestres e 28 doutores orientados pelo docente e congratulou o Prof. Renato pelo meio século de vida dedicado à pesquisa, com destaque para o decisivo impulso que imprimiu ao estudo das lectinas, proteínas presentes em vários vegetais.

O reitor reconheceu ainda a serenidade e dedicação empreendidas pelo Prof. Renato nos vários cargos administrativos que ocupou na Universidade. Falou sobre a importância que os professores eméritos têm para reforçar o papel da UFC entre as melhores universidades do País. Contextualizou o turbulento período político pelo qual o Brasil passa, em que "valores humanísticos são acintosamente pisoteados", na contramão dos valores da Universidade, que deve trilhar o caminho do conhecimento de forma harmoniosa, justa e condizente com os preceitos institucionais. Por fim, voltou a dirigir-se ao homenageado: "Sinta-se à vontade no convívio com os grandes mestres desta Universidade. Este sempre foi seu lugar".

SAUDAÇÃO ‒ A apresentação e saudação do homenageado coube ao Prof. José Tadeu Abreu de Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, que salientou o talento e a forma de condução do Prof. Renato na ciência, na gestão científica e na gestão de instâncias administrativas. O docente disse que o Prof. Renato é seu "amigo particular, compadre, mentor científico e guru". Falou do pioneirismo do homenageado no estudo das lectinas, no qual inaugurou destacada linha de pesquisa que hoje tem vários seguidores em grupos pelo País. "Tudo o que aprendi do conhecimento científico e das práticas experimentais devo ao Prof. Renato", agradeceu.

Veja mais fotos da solenidade no Flikr da UFC

Além de Renato de Azevedo, Tadeu de Oliveira e do reitor Henry Campos, compuseram a mesa da cerimônia a reitora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fátima Maria Veras; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes; o diretor do Centro de Ciências, Raimundo Nogueira Filho; e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Tarcísio Pequeno.

CURRÍCULO ‒ Renato de Azevedo Moreira graduou-se em Química (1966) e Química Industrial (1967) pela UFC. Em 1975 concluiu o doutorado em Bioquímica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sob orientação do Prof. João Consani Perrone, Renato de Azevedo Moreira desenvolveu a primeira tese nacional envolvendo o estudo de lectinas, em 1975. Nos anos seguintes, na UFC, o pioneirismo da linha de pesquisa que estudou foi introduzido por ele na Pós-Graduação em Bioquímica e, ainda hoje, é considerada referência nacional. Na UFC, tornou-se professor titular em 1998.

Imagem: A apresentação e saudação do homenageado coube ao Prof. José Tadeu Abreu de Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (Foto: Viktor Braga/UFC)Na França, fez estágios de pós-doutorado no Institut Pasteur (1979) e no Hôpital Antoine-Béclère (1981), em Paris, e, na Escócia, na University of Aberdeen (1983).

É fundador e membro titular da Academia Cearense de Química desde 2009. Foi bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até 2012, quando assumiu a missão institucional de desenvolver a pesquisa científica na área biológica na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde se tornou professor titular em 2014.

Desde 2012 é membro da Câmara de Inovação e suplente do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). O Prof. Renato de Azevedo Moreira é, ainda, representante do Ceará na Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBQ) desde 1990, tendo sido membro do Conselho Diretor da entidade de 2007 a 2010.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300