Abertas inscrições de trabalhos para encontros sobre pecuária no semiárido

Imagem: Nos encontros, pesquisadores nacionais e internacionais vão discutir estratégias tecnológicas passíveis de ser aplicadas em regiões semiáridas (Imagem: Divulgação)Está aberto, até 22 de outubro, o período para submissão de trabalhos científicos ao V Simpósio de Metodologias Aplicadas à Pecuária de Regiões Semiáridas e ao III International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research. Realizados pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará, os eventos irão ocorrer de 3 a 6 dezembro e integram a programação dos 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará, atual Centro de Ciências Agrárias. Celebram ainda os 20 anos do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF) da UFC.

Os encontros vão reunir pesquisadores nacionais e internacionais para discutir e difundir estratégias tecnológicas passíveis de ser aplicadas em regiões semiáridas, bem como capacitar recursos humanos e atualizar linhas de pesquisas e projetos científicos.

Entre os temas que serão abordados estão modelagem e sensoriamento remoto para estimativa da produção de biomassa, protocolos para estimar a composição química dos alimentos e avaliação da dieta de ruminantes em pastagens naturais.

Com os eventos, afirma a organização, "pretende-se criar e discutir uma base para sistemas de balanceamento de forragem de longo prazo para ecossistemas vulneráveis, integrada com um sistema de alerta precoce".

Formatados para um público estimado de 200 participantes, têm como público-alvo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação oriundos das diversas instituições de pesquisa e ensino inseridas no semiárido brasileiro e adjacências, além de demais interessados na área.

Mais informações podem ser obtidas no site dos eventos.

Fonte: Prof. Magno Cândido, do Departamento de Zootecnia da UFC – fone: 85 3366 9711