Nova Comissão de Direitos Humanos da UFC toma posse e inicia atividades

Imagem: Integrantes da Comissão em frente à ReitoriaPromover a tolerância, o respeito, a democracia. Liderar o enfrentamento da discriminação e da violação de direitos. É com esses desafios que 24 integrantes da comunidade acadêmica passam a fazer parte da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará, que reúne servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, de campi de Fortaleza e do Interior.

Presidida pela Profª Beatriz Rego Xavier, da Faculdade de Direito, a Comissão teve sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (5). "Nosso papel é muito importante. Seremos a voz da UFC em questões relacionadas aos direitos humanos", ressaltou a docente, que é também integrante do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos.

Além de articular as diversas iniciativas já existentes na Universidade nessa área, o grupo terá entre as principais atribuições: promover políticas institucionais, realizar ações educativas, eventos, fóruns e outras atividades que contribuam para a concretização dos direitos humanos na UFC, apreciar e emitir parecer sobre eventuais atos praticados na Universidade contrários aos direitos humanos, dentre outras.

Durante a reunião, o reitor Henry Campos garantiu apoio da administração superior ao grupo e ressaltou a importância da Comissão não apenas para a Universidade, mas para toda a sociedade cearense.

"Sempre há uma expectativa da comunidade para que a universidade coloque esse tema em pauta. Vivemos um momento de divisão, de intolerância, de ódio. A UFC pode ajudar a construir um ambiente mais fraterno, acolhedor e de mais respeito. Precisamos pensar na qualidade de vida dos nossos estudantes, nossos servidores", afirmou o reitor.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Imagem: Profª Beatriz Rego, presidente da Comissão: "Seremos a voz da UFC em questões relacionadas aos direitos humanos" (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Prof. Henry chamou a atenção para a representatividade e a pluralidade da Comissão, que conta com juristas, docentes de todas as áreas do conhecimento e unidades acadêmicas, pessoas com trajetória ligada à defesa de direitos humanos. Eles terão mandato de dois anos.

Os membros da Comissão participarão de reuniões mensais e, já na próxima quinta-feira (11) terão um novo encontro, quando haverá uma formação sobre direitos humanos e terá início do planejamento do regimento interno e do fluxo de trabalho a ser desenvolvido. A expectativa é que a equipe se divida em subcomissões temáticas.

Veja quem são os membros da Comissão de Direitos Humanos da UFC:
Antônia Emanuela Oliveira de Lima (docente do Centro de Ciências Agrárias ‒ CCA);
Arthur de Castro Callado (docente do Campus de Quixadá);
Beatriz Rego Xavier (coordenadora do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos ‒ MEC/MJC);
Cláudia Linhares Sales (docente do Centro de Ciências ‒ CC);
Daniel Maia (docente da Faculdade de Direito);
Danyelle Nilin Gonçalves (docente do Centro de Humanidades ‒ CH);
Denise Maria Moreira Chagas Correa (docente da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade ‒ FEAAC);
Edgley Silva de Sousa (servidora técnico-administrativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar ‒ CDFAM);
Edvan Cordeiro de Miranda (docente do Campus de Russas);
Ênio Pontes de Deus (docente do Centro de Tecnologia ‒ CT);
Fernando Lincoln Carneiro Leão Mattos (docente do Instituto UFC Virtual);
Francisca Geny Lustosa (docente da Faculdade de Educação ‒ FACED);
Francisco Edvander Pires Santos (servidor técnico-administrativo da Biblioteca do Centro de Humanidades);
José Carlos Silva de Almeida (docente do Instituto de Cultura e Arte ‒ ICA);
Juliana Barroso de Melo (docente do Instituto de Ciências do Mar ‒ LABOMAR);
Letícia Fernandes Colares Lapo (discente);
Luana Viana Costa e Silva (docente do Campus de Crateús);
Michell Angelo Marques Araújo (docente da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem ‒ FFOE);
Queren Evódia Albuquerque Silva (discente);
Richelly Barbosa de Medeiros (servidora técnico-administrativa da Divisão de Apoio Psicossocial);
Roberto da Justa Pires Neto (docente da Faculdade de Medicina ‒ FAMED);
Silvia Cavalleire Araújo da Silva (discente);
Tatiana Passos Zylberberg (docente do Instituto de Educação Física e Esportes ‒ IEFES);
Virgínia Régia Souza da Silveira (docente do Campus de Sobral).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331