Pós-Graduação em História realiza palestra com Paulo Iumatti sobre acervo de Caio Prado Jr.

Imagem: Foto de Caio Prado JrO Programa de Pós-Graduação em História e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM) da Universidade Federal do Ceará promovem na próxima quarta-feira (10), às 10h, no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica), a palestra "História intelectual, arquivos pessoais e o problema da atualidade de uma obra: um caminho de pesquisa no acervo Caio Prado Jr.". O palestrante será Paulo Teixeira Iumatti, vice-diretor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). O evento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Na ocasião haverá ainda o lançamento do livro História, dialética e diálogos com as ciências sociais: a gênese da formação do Brasil contemporâneo (1933-1942). Resultado de um percurso de cerca de 20 anos de pesquisa, o livro (Editora Intermeios/PPGHS-USP) aborda a obra publicada e os manuscritos de Caio Prado Jr., através de fichas, rascunhos, relatos de viagem, resenhas, textos inacabados, marginália de livros, entre outros escritos, pertencentes ao acervo do IEB-USP. O objetivo é desvendar o percurso de elaboração teórica que resultou no livro Formação do Brasil contemporâneo, de 1942. Ao mesmo tempo, procede a uma abordagem crítica radical da obra do historiador, discutindo sua relevância para a compreensão dos impasses vivenciados pelo Brasil atual.

SOBRE O PALESTRANTE – Paulo Teixeira Iumatti possui graduação em História (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), pós-doutorado (2003) e livre-docência (2010) pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, do qual é professor desde 2003. Tem experiência nas áreas de historiografia, história das ideias, história da cultura, história do livro e arquivologia, trabalhando principalmente com história do Brasil República, historiografia brasileira, história do livro, história da cultura popular e literatura de cordel.

Fonte: Prof. Antonio Gilberto Ramos Nogueira, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória – fone: 85 3366 7739