XV Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários abre inscrições de trabalhos e ouvintes

Imagem: O evento ocorrerá de 21 a 23 de novembro, no Centro de Humanidades da UFCO Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas, via formulário on-line, até o dia 4 de novembro, para o XV Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários – Políticas da Ficção: Literatura, Subjetividades e Identidades. O evento ocorrerá de 21 a 23 de novembro, no Centro de Humanidades da UFC, no Campus Benfica, em Fortaleza.

Os interessados podem se inscrever como ouvintes ou para apresentação de trabalhos nos níveis de graduação e pós-graduação. A programação vai contar com conferências, palestras, minicursos, oficinas e os seguintes simpósios temáticos: "Literatura e gênero", "Literatura e subjetividades: questões identitárias", "Literatura, cinema e tradução", "Literatura, história e memória", "Literatura, cultura, religião e imaginários: o mito e outros saberes", "Política e poder de Eros", "Políticas do ensino: literatura e ensino", "Literatura infantil: questões sociais, políticas e históricas" e "Literatura cearense: análise, crítica e história".

A programação detalhada está no site do evento.

Os organizadores explicam que o XV Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, no âmbito da Literatura Comparada, pressupõe um diálogo entre a literatura e as outras artes e, ainda, com outros campos disciplinares como história, filosofia, sociologia, antropologia, psicanálise, entre outros.

Enfatizam que "pensar a literatura pelos caminhos em que se aproxima da política, e vice-versa, é oportuno num momento em que a própria conjuntura política do País dá sinais de seu desgaste. Nesse sentido, a proposta é ampliar o debate sobre as subjetividades e as culturas até então subalternizadas, inclusive, no âmbito literário, artístico".

Mais informações podem ser acessadas no site do evento.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC – fone: 85 3366 7618