UFC ofertará especialização e mestrado para professores de matemática da rede municipal

Imagem: A solenidade ocorreu no local onde está sendo construída a Academia do Professor, no Centro de Fortaleza (Foto: Ribamar Neto/UFC)Na manhã desta segunda-feira (15), Dia do Professor, a Universidade Federal do Ceará assinou convênio com a Prefeitura de Fortaleza para a oferta de um programa de pós-graduação voltado a professores de matemática da rede municipal de ensino.

No início de 2019, serão ofertadas turmas de especialização para 180 docentes do quinto ao nono ano da educação básica, que, após a conclusão, terão a oportunidade de cursar um mestrado para aprimorar ainda mais os conhecimentos.

A área escolhida para a oferta de aperfeiçoamento, a matemática, é considerada um dos desafios da educação básica. A expectativa é que os professores participantes possam desenvolver metodologias inovadoras para o ensino dessa disciplina, proporcionando a melhoria dos indicadores nessa área.

Segundo o reitor Henry Campos, que esteve na assinatura do convênio, a ação integra uma ampla frente de atuação da UFC na área de formação de professores e fortalece a rede de parcerias da Universidade para o aperfeiçoamento desse processo. “Já temos vários programas com o Ministério da Educação nesse sentido, incluindo até mesmo a educação infantil, pois é na primeira infância que você começa a definir o destino das pessoas a partir de seu desenvolvimento intelectual”, afirmou.

Imagem: Pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Lira, que é cientista-chefe do Estado do Ceará para a educação, participou do evento (Foto: Ribamar Neto/UFC)Também presente no evento, o pró-reitor-adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Lira, que é cientista-chefe do Estado do Ceará para a educação, explicou que um dos critérios para certificação dos professores na especialização é a inovação do ensino nas escolas do Município.

Ele lembrou que a proficiência em matemática é alvo de outra importante iniciativa da UFC, uma qualificação em larga escala do ensino de matemática dentro das atividades do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica (FUNCAP/UFC/Secretaria da Educação do Estado).

A formação ocorre em níveis sucessivos, de módulos de aperfeiçoamento ao mestrado. A proposta é baseada na resolução de problemas e no enfoque criativo e aberto da matemática, explorando seu papel como linguagem de ciência e tecnologia. Os professores devem, necessariamente, aplicar no ambiente escolar os métodos e materiais propostos. A certificação deles, ao fim do curso, será condicionada à melhoria efetiva da proficiência dos alunos em termos das habilidades e competências mensuradas por consolidadas avaliações educacionais.

A assinatura do convênio, nesta segunda-feira, ocorreu com a presença do prefeito Roberto Cláudio no local onde está sendo construída, pelo Executivo municipal, a Academia do Professor, em que serão ministradas as aulas do programa.

No local, também serão ofertadas pós-graduações em alfabetização e multiletramento aos professores da rede municipal, realizadas em parceria com a Universidade Estadual do Ceará e a Universidade Aberta do Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331