Colégio de Estudos Avançados realiza painel sobre felicidade nesta quinta-feira (18)

Imagem: O evento é promovido pelo Colégio de Estudos Avançados da UFC O Colégio de Estudos Avançados (CEA), da Universidade Federal do Ceará, promove nesta quinta-feira (18) o painel interdisciplinar Diálogos sobre a Felicidade. O evento será realizado no auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica), das 16 às 18h30min. Os conferencistas convidados são a filósofa Maria Aparecida de Paiva Montenegro e o psicanalista Valton de Miranda Leitão.

Docente do curso de Filosofia da UFC, a Profª Maria Aparecida apresentará reflexões sobre a felicidade na antiguidade grega e suas repercussões na contemporaneidade, a felicidade como prazer ou como justiça, felicidade individual e coletiva, e a visão freudiana da felicidade como ilusão.

Já o Prof. Valton Miranda abordará o tema nas perspectivas histórica, antropológica e psicanalítica, avaliando a felicidade como graça dos deuses olimpianos na Grécia antiga e nas visões platônica e aristotélica, o conceito na época da Renascença e a felicidade como algo impossível na concepção psicanalítica, com base nos textos freudianos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico. Podem participar membros da comunidade acadêmica e demais interessados no assunto abordado.

CURRÍCULOS – A Profª Maria Aparecida Montenegro atua nas áreas de filosofia antiga, filosofia da linguagem e filosofia da psicanálise. A partir de bacharelado e licenciatura em Psicologia pela UFC, especializou-se em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise. Fez mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas.

Realizou estágio pós-doutoral em Filosofia Antiga na University of Notre Dame e em Filosofia na Università degli Studi di Milano. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará e tutora do PET de Filosofia.

Médico psiquiatra, o Prof. Valton de Miranda Leitão é membro efetivo da Sociedade Psicanalítica do Recife, psicanalista didata da Sociedade Psicanalítica de Fortaleza e Doutor Honoris Causa pela UFC. Produziu artigos e livros tratando de paranoia na vida política e social. É autor de diversos trabalhos e livros e ativista político reconhecido nacionalmente.

Recebeu os seguintes reconhecimentos: Medalha Abolição do Governo do Estado do Ceará, Medalha Renascença do Governo do Estado do Piauí e Medalha Boticário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza.

Fonte: Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC – fone: 85 3366 9218 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.