Marco Di Renzo, da Universidade Paris-Saclay, ministra palestra na UFC

Imagem: Foto do Prof. Marco Di RenzoO Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal do Ceará receberá, na próxima segunda-feira (22), a visita do pesquisador Marco Di Renzo, da Universidade Paris-Saclay. Di Renzo fará um tour pelo Brasil com uma série de palestras em universidades e institutos de pesquisa como representante do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), entidade internacional das áreas de engenharia elétrica e telecomunicações.

A palestra, intitulada "System-level modeling and optimization of the energy efficiency in cellular networks – a stochastic geometry framework", ocorrerá a partir das 9h, no auditório do DETI, no bloco 725 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra (Av. Mister Hull, s/n, Pici). Na atividade, o palestrante convidado irá discutir uma nova metodologia baseada em geometria estocástica para a análise e otimização de redes celulares, com foco na eficiência energética.

Na UFC, a palestra é aberta ao público e será ministrada em inglês. Não é necessário fazer inscrição prévia, e o público-alvo são alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores.

SOBRE O PALESTRANTE – Marco Di Renzo nasceu em 1978, na cidade de Áquila, na Itália. É graduado com distinção acadêmica cum laude (2003) e doutor (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade de Áquila. Em 2013, obteve outro doutorado pela Universidade Paris-Sul, na França. Já atuou como pesquisador visitante em diversas instituições estrangeiras, como a Virgínia Tech (EUA), o Centro Tecnológico de Telecomunicações da Catalunha (Espanha) e a Universidade de Edimburgo (Escócia). Desde 2010, é professor associado do Laboratório de Sinais e Sistemas (L2S), da Universidade Paris-Saclay, na França. Possui publicações em revistas científicas de renome, tendo também sido agraciado com os títulos de Distinguished Visiting Fellow, da Real Sociedade de Engenharia do Reino Unido, e Distinguished Lecturer (palestrante distinto), do IEEE.

Fonte: Prof. Daniel Benevides da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática – fone: 85 3366 9467