Professores da UFC são homenageados pela Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico

Imagem: Prof. Antonio Gomes foi condecorado por sua atuação na área de Ciências Físicas (Foto: Cesar Itiberê/PR)O Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e docente do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, integra, oficialmente, a Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico (ONMC). Nessa quarta-feira (17), em solenidade no Palácio do Planalto, ele recebeu a medalha da ordem.

Luiz Drude, professor do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC e diretor científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) também foi agraciado. Como ele e outros homenageados não puderam comparecer, nova solenidade de entrega da medalha será marcada em data a ser divulgada.

A Ordem Nacional do Mérito Científico tem cunho honorífico e contempla personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento a suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Na cerimônia dessa quarta-feira, foram condecorados 85 profissionais de áreas como matemática, biologia, saúde, ciências sociais, entre outras.

Em agosto deste ano, durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), foi feita a divulgação dos novos integrantes da ordem e dos membros que foram promovidos de classe. Os dois docentes e pesquisadores da UFC foram admitidos na classe Comendador. O Prof. Antonio Gomes, na área de Ciências Físicas e o Prof. Luiz Drude, na área de Ciências Biológicas.

A lista completa dos integrantes está no site da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Com informações do Palácio do Planalto e da Academia Brasileira de Ciências.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ‒ fones: 85 3366 9943