Vice da Acad. Brasileira de Ciências abre os EU 2018 com palestra sobre nanotecnologia

Imagem: Oswaldo Luiz Alves, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor da UNICAMP, profere a palestra de abertura (Foto: divulgação)São mais de 5 mil trabalhos submetidos, 150 atividades artísticas programadas, além de palestras, oficinas, debates e conferências científicas. Maior evento de divulgação científica do Ceará, os Encontros Universitários 2018 têm início nesta quarta-feira (24) e seguem até sexta (26), no Campus do Pici. Englobam ainda a Corrida da Universidade, que ocorre no sábado (27).

A programação completa já pode ser vista on-line.

A solenidade de abertura dos EU 2018 será na quarta-feira (24), às 9h, no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, com uma apresentação musical do Quarteto de Cordas Radamés Gnatalli, seguida pela conferência, às 10h30min, do Prof. Oswaldo Luiz Alves, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e docente do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Saiba mais sobre a conferência.

O pesquisador falará sobre “Nanotecnologia das Coisas: a emergência da inter, multi e transdisciplinaridade”. A mediação será feita pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC (PRPPG), Antonio Gomes Souza Filho.

Ainda na quarta-feira, no Instituto de Cultura e Arte, tem início a V Mostra ICA, que celebra os 10 anos da unidade acadêmica, através de mostras de dança, teatro, música e performance, oficinas, exposições, feiras de artesanato e gastronomia.

Imagem: A progamação da V Mostra ICA inclui mais de 150 atividades (Foto: Viktor Braga/UFC)No prédio do ICA, os visitantes poderão conferir instalações, esculturas, mostras fotográficas e a abertura das exposições Arte sob o microscópio, que apresentará 40 imagens artísticas feitas através da técnica de microscopia óptica, óptica confocal e eletrônica; e Iniciart, que trará trabalhos produzidos por estudantes do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica.

A programação cultural do primeiro dia dos Encontros segue às 12h, com Lu Capistrano e Banda, no Palco Mix, que estará montado durante todo o período dos Encontros em frente ao Restaurante Universitário. Confira a programação cultural dos três dias dos Encontros.

A saúde física e emocional da comunidade acadêmica será outro foco dos EU 2018. Também no ICA, os visitantes conferem atendimentos de saúde promovidos pelo Curso de Enfermagem, com testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite. No Centro de Convivência, informações sobre dicas de remédios fitoterápicos serão disponibilizadas por integrantes do Projeto Farmácia Viva, do Horto de Plantas Medicinais da UFC.

Na quinta-feira (25), às 8h30min, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis realiza uma oficina sobre relaxamento, com o psicólogo Pedro Câmara, e às 14h, a oficina Arte Terapia: Ateliê do Autoconhecimento, atividades que integram uma programação de 11 oficinas oferecidas pela PRAE nos Encontros. Outro destaque da PRAE é o lançamento de seu aplicativo.

Imagem: O Prof. João Macedo, ao lado do Prof. Jarbas Roriz, falará sobre envelhecimento e doenças degenerativas (Foto: Viktor Braga/UFC)Ainda na quinta-feira, às 10h30min, no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, os professores João Macedo e Jarbas Roriz, da Faculdade de Medicina, conduzem debate sobre “Envelhecimento e doenças degenerativas”, mediado pela Profª Geanne Matos, coordenadora de pesquisa da PRPPG. Já às 14h, no mesmo local, o Prof. Eduardo Silva, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), realiza palestra sobre “Melhores práticas para corredores de rua”.

Palhaçaria, saúde vocal, consciência corporal para mulheres com dor menstrual ou pélvica, criação de estampas no Photoshop, balé, debate sobre o PIBID e lançamento de livros fazem parte da sexta-feira (26), que se encerra, às 19h30min, com ensaio aberto do espetáculo D’água, produção mais recente do Coral da UFC e da Orquestra Sonial. Veja a programação cultural completa.

No sábado (27), a Corrida da Universidade conecta os EU 2018 com a Semana do Servidor, que ocorre de 29 a 31 deste mês.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA – Os Encontros contam, nesta edição, com 5.496 trabalhos, sendo 2.886 apresentações orais, 2.556 pôsteres, 5 painéis, 4 experimentos estratégicos didáticos pedagógicos e 45 apresentações artísticas. Isso representa um crescimento de 9,8% no número de resumos submetidos.

Os EU 2018 englobam o XXXVII Encontro de Iniciação Científica, o XI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, o XXVII Encontro de Iniciação à Docência, o X Encontro de Docência no Ensino Superior, o X Encontro de Aprendizagem Cooperativa – PACCE, o XXVII Encontro de Extensão, o XI Encontro de Experiências Estudantis, o VIII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação.

Incluem, ainda, o V Encontro de Programas de Educação Tutorial, o V Encontro de Cultura Artística, o IV Encontro de Tecnodocência, o III Encontro de Iniciação Acadêmica, o II Encontro de Estágios, o XII Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência e o X Encontro de Aprendizagem Cooperativa – eixo PRECE – Programa de Estímulo à Cooperação na Escola.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331