Congresso debaterá em Fortaleza as contribuições da informática na educação

Imagem: Logomarca do evento com desenho de um tablet e uma jangadaO VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), organizado pela Universidade Federal do Ceará através do Instituto UFC Virtual, será realizado de 29 de outubro a 1º de novembro, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza (Av. Beira Mar, 2500), em Fortaleza. O evento deve reunir cerca de 800 pesquisadores nacionais e estrangeiros, com debates sobre o tema “Informática na educação: educação e empreendedorismo”.

As inscrições de trabalhos foram encerradas, mas participantes como ouvintes ainda podem se inscrever no site do evento. A comissão organizadora estima que mais de 500 trabalhos serão apresentados no encontro, que tem como objetivos promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de informática na educação.

Nesta sétima edição, o CBIE engloba o 29º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), o 24º Workshop de Informática na Escola (WIE), as Jornadas de Atualização em Informática na Educação (JAIE), a Mostra Prática de Informática na Educação (MPIE), o Concurso de Teses, Dissertações e Monografias (CTD) e diversos workshops-satélites, painéis e mesas-redondas.

Além destes, ocorrerá simultaneamente ao CBIE o III Seminário Nacional Educação Conectada, promovido em parceria com o Ministério da Educação com o propósito de engajar e preparar os articuladores e coordenadores do Programa Educação Conectada que participarão da elaboração e da implementação dos Planos Locais de Inovação.

O Prof. José Aires, um dos coordenadores do evento, comenta que o CBIE “será uma grande oportunidade de diálogo entre os principais estudiosos da área de informática na educação”. Entre os participantes ele cita o renomado pesquisador brasileiro Paulo Blikstein, professor da Columbia University (EUA), referência mundial nos estudos sobre educação maker, que representa uma tendência das instituições de ensino de buscar soluções práticas para problemas reais da sociedade.

O CBIE é promovido anualmente pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Nesta edição, apoiam o evento o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Outras informações estão disponíveis no site do encontro.

Fonte: Prof. José Aires, coordenador do evento – fones: 85 3366 9509 e 3366 9457 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.