EU 2018 contará com aplicativo para registro de presença; download já está disponível

Imagem: Nesta primeira versão, o app está disponível para Android (Foto: divulgação)A edição de 2018 dos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) contará com uma nova ferramenta: o aplicativo EU UFC. Disponível para Android, o app facilitará o registro da presença dos estudantes, além de disponibilizar a programação completa e o mapa dos Encontros.

Para fazer o download, basta pesquisar por "Encontros Universitários UFC 2018" na Google Play Store.

Através da localização geográfica e da leitura de QR Code será possível fazer check in e check out no evento e contabilizar a carga horária obtida. Veja o tutorial para uso do aplicativo

Para usuários de outros sistemas operacionais, como IOS, a organização dos EU informam que o registro de presença nos Encontros poderá ser realizado no balcão de atendimento, com o auxílio de bolsistas identificados.

A criação do aplicativo contribuirá para a redução das filas para registro de presença e da sobrecarga de trabalho para a organização, explicam a Profª Simone da Silveira Sá Borges, vice-presidente da Comissão Organizadora dos Encontros, e Emivânia Duarte, integrante da mesma comissão.

O professor do Departamento de Computação Fernando Trinta foi convidado para estar à frente do grupo responsável pela criação do app EU UFC. Ele ressaltou que o desenvolvimento do aplicativo também teve um caráter didático: “A ideia foi trabalhada ao longo de aproximadamente cinco meses. A partir do desejo da PROGRAD [Pró-Reitoria de Graduação], eu e uma equipe de três alunos trabalhamos para propor uma primeira versão funcional do app. Essa equipe aprendeu a trabalhar com vários aspectos de desenvolvimento de uma aplicação real, o que foi muito bom”.

EU UFC – O aplicativo é uma iniciativa da PROGRAD, responsável pela coordenação dos Encontros Universitários. Foi desenvolvido em conjunto com o Departamento de Computação (DC), o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Softwares e Sistemas (GREAT) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Bolsistas que estão atuando na organização do evento realizaram testes que contribuíram para o aperfeiçoamento do EU UFC. O trabalho continua após o fim do evento. “Resultado de um projeto de pesquisa e de aprendizado de alunos de graduação, o aplicativo pode apresentar problemas que servirão de insumos para a o aprimoramento de novas versões, como disponibilização para iPhone”, destaca o professor Fernando Trinta.

Fonte: Comissão Organizadora dos Encontros Universitários 2018 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.