Procurar no portal

Desafios e potencialidades da nanotecnologia são tema de conferência de abertura dos Encontros Universitários

Imagem: marca dos Encontros Universitários As nanotecnologias são consideradas um dos principais elementos da nova revolução industrial. Seus desafios e potencialidades são o tema da conferência de abertura dos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará, nesta quarta-feira (24), às 10h30min, no Auditório Ícaro de Sousa Moreira (bloco 902), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Para falar sobre o assunto, o convidado é o Prof. Oswaldo Luiz Alves, vice-presidente da Regional São Paulo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O mediador é o Prof. Antonio Gomes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

“Nesta conferência, procuramos levantar aspectos relacionados ao desenvolvimento, oportunidades e desafios dessa nova plataforma de conhecimento, sem deixar de lado as questões afeitas às suas aplicações”, explica o Prof. Oswaldo Luiz Alves.

Para ele, a discussão é fundamental para que se compreenda a importância estratégica das nanotecnologias e, sobretudo, seu caráter inter, multi e transdisciplinar, que impacta praticamente todas as atividades humanas.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) estima que o mercado da nanotecnologia no Brasil gire em torno de R$ 200 milhões, em face de um mercado mundial de R$ 5 trilhões, que segue em contínuo crescimento. O desenvolvimento da nanotecnologia já faz parte do mercado, incorporado a  milhares de produtos nas mais diversas indústrias: alimentícia, farmacêutica, química, cosmética, têxtil, eletrônica, de energia e novos materiais.

A miniaturização dos transistores é um exemplo bem familiar citado pelo Prof. Antonio Gomes. São peças-chave da microeletrônica e, portanto, de vários dispositivos da vida cotidiana, tais como computadores, tablets e celulares. “A lista de exemplos fascinantes é enorme e vamos comentar duas realizações recentes que ilustram muito bem tanto o caráter revolucionário da nanotecnologia quanto as surpresas que o fascinante nanomundo nos reserva: a folha mais fina possível (espessura de um átomo) e o menor sistema possível (um transistor com apenas um átomo)”, cita.

Não será um evento destinado somente a iniciados na nanotecnologia, mas sim a toda a comunidade, asseguram os conferencistas.

NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA – São termos usados para definir os domínios da ciência e da tecnologia que investigam e exploram novos fenômenos e propriedades da matéria, fabricando produtos e dispositivos na escala nanométrica. O nanômetro é a bilionésima parte do metro, ou seja, 1 nm = 0,000000001 m. Para se ter uma referência desse tamanho, a distância entre as duas hélices do DNA é 2,5 nm.

SOBRE OS PALESTRANTES – Oswaldo Luiz Alves é professor titular e decano do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade de Campinas (UNICAMP), em São Paulo. É doutor em Ciências, também pela UNICAMP, e realizou pós-doutoramento no Laboratório de Espectrometria de Raios Infravermelhos e Raman do Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional de Pesquisa Científica), na França.

Antonio Gomes de Souza Filho concluiu o doutorado em Física pela UFC em 2001, com realização de estágio sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Atualmente é professor associado do Departamento de Física e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2018 – Maior evento de divulgação científica do Ceará, os Encontros Universitários da UFC serão realizados de quarta (24) a sexta-feira (26), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. São mais de 5 mil trabalhos submetidos, 150 atividades artísticas programadas, além de palestras, oficinas, debates e conferências científicas. Os Encontros englobam ainda a Corrida da Universidade, que ocorre no sábado (27).

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9528

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300