Projeto de extensão Pró-Parreão I promove no sábado (27) o Dia do Morcego

Imagem: O projeto vai informar o público, de maneira lúdica, sobre a importância dos morcegos para a natureza, desconstruindo preconceitos sobre esses mamíferos voadores (Imagem: Divulgação)O Projeto de Extensão Pró-Parreão I, ligado ao Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, promove, neste sábado (27), pela primeira vez em Fortaleza, atividades de divulgação científica alusivas ao Dia do Morcego, celebrado em todo mundo no dia 1º de outubro. O evento é aberto ao público e não demanda inscrição.

As atividades ocorrerão das 8h às 12h, no Parque Parreão I, situado entre as avenidas Borges de Melo e Eduardo Girão, por trás da rodoviária, em Fortaleza. Além de falar sobre a importância dos morcegos na natureza e em ambientes urbanos, os integrantes do projeto buscarão sensibilizar o público de maneira lúdica, demonstrando os reais riscos médico-sanitários do contato direto com morcegos e desconstruindo o preconceito em relação a esses curiosos mamíferos voadores.

Uma das informações que serão detalhadas para o público é que no Brasil há 178 espécies, das quais apenas 3 alimentam-se de sangue. Pela importância desses animais, os morcegos são protegidos por lei.

A programação incluirá visitação guiada pelo parque, exposição de morcegos, pintura facial, desenhos para colorir, vacinação de animais e teste do Calazar realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Fortaleza, além de orientações sobre vacinação, castração e cuidados básicos com cães e gatos.

As atividades contarão com a participação de alunos dos Cursos de Biologia e História, além de alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC. O evento é realizado em parceria com o projeto de extensão Agentes Infecciosos Transmitidos por Vetores, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que levará alunos de Medicina Veterinária. Tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, através do CCZ, e da Associação Parque Parreão I.

Fonte: Prof. Carlos Henrique Alencar, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fone: 85 3366 8045