Edição 2018 dos EU encerra atividades em Fortaleza; confira reportagem da UFCTV

Foram três dias repletos de apresentações de trabalhos, exposições, palestras, oficinas, rodas de conversa e shows musicais. Saúde mental, relação professor-aluno, desenvolvimento de jogos digitais e incentivo à leitura foram algumas das temáticas abordadas no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Nesta sexta-feira (26), a edição de 2018 dos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará vai se despedindo em Fortaleza e em Quixadá.

No sábado (27), os EU terminam oficialmente com a Corrida da Universidade, a partir das 5h30min.

Porém, a festa dos EU 2018 ainda continua no Interior do Estado, com organização da diretoria de cada campus. Em Sobral, o evento acontece de 30 a 31 de outubro; em Russas, de 6 a 9 de novembro; e em Crateús, de 21 a 23 de novembro.

INTEGRAÇÃO – De acordo com a Profª Simone Sá Borges, pró-reitora-adjunta de Graduação e vice-presidente da Comissão Organizadora dos EU 2018, um dos principais destaques dos Encontros foi a integração da equipe organizadora, que começou os trabalhos em março e envolveu cerca de 600 pessoas de diversos setores da Universidade. Ela parabeniza a inovação proposta por bolsistas das pró-reitorias de Graduação e de Planejamento e Administração, que desenvolveram o aplicativo de frequência dos estudantes ao longo dos dias do evento.

“Eventos que aconteciam paralelamente aos Encontros Universitários agora foram agregados, como a exposição ‘Arte sob microscópio’, Semana de Biotecnologia e Semana de Tecnologia. Mais uma vez foi um grande sucesso e os EU se consolidam como o maior evento acadêmico do nosso Estado”, avalia a Profª Simone.

SENTIDO DE PERTENCIMENTO – Para o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, os Encontros Universitários foram uma evidência de toda a produção de conhecimento, da pluralidade e da diversidade de saberes e pessoas. “Num momento em que a gente tem uma sociedade dividida, sofrida, apreensiva, isso é um ambiente que assinala esperança para gerações futuras, onde a gente tem manifestações muito significativas, a exemplo da necessidade do respeito à natureza”, pondera.

Segundo o reitor, o lema do evento, “Todos juntos”, conflui para a missão da universidade pública de servir à sociedade e contribuir para a redução das desigualdades sociais. “O EU<3UFC veio para ficar, tá no coração da gente, tá na vida real. Não tem patrimônio maior da sociedade cearense do que nossa universidade. Fiquei muito feliz de ver essa imagem construída justamente para esse encontro”, conclui.

Confira a reportagem da UFCTV com o resumo das atividades do 3º dia dos Encontros Universitários 2018.

Fontes: Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9219 / Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938 / UFCTV – fone: 85 3366 7764