Quixadá e Sobral têm trabalhos premiados em eventos de inteligência artificial e IHC

Imagem: Abner Sousa Nascimento, aluno da Engenharia da Computação do Campus de Sobral (Foto: acervo pessoal)Os campi de Sobral e de Quixadá da Universidade Federal do Ceará foram destaque em dois importantes eventos nacionais da área de tecnologia, o XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), em São Paulo, e o XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, em Belém.

No ENIAC, realizado na sede da IBM Brasil no dia 24 de outubro, Abner Sousa Nascimento, aluno da Engenharia da Computação do Campus de Sobral, recebeu o prêmio de melhor artigo de graduação.

O trabalho intitulado “Facial landmarks detection on faulty datasets with regression trees and principal component analysis parametrization” (na tradução, “Detecção de marcações faciais em base de dados com falhas através de árvores de regressão e parametrização da análise de componentes principais”) aborda uma metodologia para geração automática de marcadores, a partir de técnicas de inteligência computacional, que ajudem na identificação de expressões faciais em imagens de rostos humanos em diferentes situações.

O artigo é um dos resultados da pesquisa orientada pelo Prof. Iális Cavalcante de Paula Júnior, com colaboração da estudante Maria Raquel Lopes de Couto, ambos do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Sobral, além do mestrando Danilo Alves Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, também do Campus de Sobral.

Imagem: O egresso do Curso de Ciência da Computação Macílio Ferreira e as docentes Maria Viviane Menezes e Leliane Nunes de Barros, de Quixadá, também foram premiados no ENIAC (Foto: acervo pessoal)O Campus de Quixadá também se destacou no ENIAC. O artigo “Plan existence verification as symbolic model checking”, do egresso do Curso de Ciência da Computação Macílio da Silva Ferreira e das docentes Maria Viviane Menezes e Leliane Nunes de Barros, foi premiado como best paper.

O trabalho concorreu com 99 artigos submetidos, dos quais 57 foram aceitos e 4 foram selecionados para apresentação.

O ENIAC é um dos principais fóruns nacionais para pesquisadores, profissionais e estudantes discutirem inovações, tendências, experiências e desenvolvimento no campo da Inteligência Artificial e Computacional.

QUIXADÁ NO SIMPÓSIO DE IHC – As conquistas dos campi do Interior não pararam por aí. Na área de interação humano-computador, Quixadá também conquistou o primeiro e o terceiro lugar da Competição de Avaliação do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, realizada em Belém (PA).

O primeiro lugar foi garantido com o trabalho "Hidrate Spark: avaliando um sistema ubíquo para motivar a ingestão de água", de José Cezar Junior de Souza Filho, Marcos Randel Brito, Antonio Raimundo Rocha Mendonça, Marcos Vitor Martins e Andréia Libório.

Imagem: Os estudantes Jêsca Nobre, Brenno Nogueira, Edney Lourenço, Maryanna Araújo, Marcos Vitor, José Cezar e Marcos Randel com a Profª Andréia Libório (no centro, de branco) (Foto: Divulgação)Já o trabalho "Uma avaliação da experiência de uso de aplicativos de acompanhamento do ciclo menstrual", de Brenno Nogueira, Edney Lourenço, Jêsca Nobre, Maryanna Araújo e Ingrid Monteiro, conquistou o terceiro lugar.

As professoras orientadoras são a coordenadora do Curso de Design Digital, Ingrid Monteiro, e a vice-diretora e coordenadora de programas acadêmicos do Campus de Quixadá, Andréia Libório.

A Competição de Avaliação de IHC teve caráter prático: os participantes fizeram a análise de um sistema computacional e, assim, aplicaram seus conhecimentos teóricos relacionados a metodologias de avaliação de IHC. Neste ano, a competição abordou o uso de tecnologia na área de saúde, com projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, à educação médica e ao acesso à informação na área farmacêutica, nutricional, entre outras.

Fontes: Prof. Iális Cavalcante de Paula Júnior, do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Sobral – fone: 88 98838 4797 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3412 0919