Imprensa Universitária realiza solenidade para homenagear servidores

Foto da homenagem de dois ex-diretores da Imprensa Universitária da UFCComo parte da programação da Semana do Servidor, a Imprensa Universitária (IU) da Universidade Federal do Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira (31), solenidade em homenagem aos servidores técnico-administrativos lotados naquela unidade.

Na ocasião, foi entregue diploma de reconhecimento a dois ex-diretores, servidores de carreira: Anselmo Albuquerque Frazão (1965 a 1991) e Manoel Alves Filho (2007 a 2012) pelos serviços prestados à Imprensa Universitária e à UFC.

Ao abrir a solenidade, o diretor da IU, Joaquim Melo de Albuquerque, afirmou que a produção de publicações de alto nível da imprensa é fruto do trabalho coletivo de todos os servidores da unidade, a quem agradeceu. Em seguida, falou sobre a homenagem aos dois ex-diretores. “Frazão, que esteve por 27 anos no comando, é um dos grandes responsáveis pelo que a imprensa é hoje”, disse. Sobre Manoel, explicou que ele foi responsável pela reestruturação da imprensa numa época de grandes dificuldades.

Veja outras imagens do evento no Flickr oficial da UFC

Foto do ex-diretor da Imprensa Universitária, Manoel Alves FilhoAo receber o diploma das mãos do diretor Joaquim Melo, Manoel Alves disse estar orgulhoso e agradecido pela homenagem. Revelou que tanto o diretor Frazão como o fundador da UFC e da Imprensa, Prof. Martins Filho, foram grandes inspirações em sua trajetória a serviço da UFC. “Só tenho a agradecer a todos pelo reconhecimento”, declarou ao fim de sua fala.

Coube ao reitor da UFC, Prof. Henry Campos, fazer a entrega do diploma ao ex-diretor Anselmo Frazão, que conta com uma sala com seu nome na imprensa. O reitor elogiou os servidores da imprensa, em especial os ex-diretores homenageados, lembrando que sempre teve boas referências de Frazão (com quem não trabalhou diretamente), pelos relatos dos ex-reitores. Com Manoel, o Prof. Henry teve convivência nas atividades da administração superior.

“Uma marca da Imprensa Universitária é a dedicação”, disse sobre os servidores. Para ele, a imprensa é uma vitrine do que é produzido na UFC – jornais, revistas, livros e outras publicações – e um importante canal de comunicação com a sociedade. Ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas pela administração pública federal, em especial nos últimos anos, “a imprensa faz muito com o que tem”. Diante de um cenário de incertezas, ele conclamou todos a continuar fazendo “a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Foto do ex-diretor da Imprensa Universitária, Anselmo Frazão Acompanhado da filha Amélia Frazão, o ex-diretor Anselmo Frazão, ao receber o diploma, disse que os demais servidores também estão de parabéns, e agradeceu a todos pela homenagem. Ele demonstrou emoção ao ver que no local onde trabalhou existe uma sala com seu nome. O pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva, também falou na solenidade.

“É um momento relevante porque a história é construída pela contribuição individual e coletiva”, disse, citando o esforço de servidores anônimos e dedicados responsáveis pelo que ali é produzido. Fez questão de fazer um elogio especial a Joaquim Melo pelo trabalho desenvolvido à frente da IU, que é vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração.

Estiveram também presentes à solenidade o chefe de Gabinete do Reitor, José Maria Andrade Neto; a diretora do Museu de Arte da UFC, Graciele Karine Siqueira; e servidores técnico-administrativos da imprensa.

VISITAS GUIADAS – A solenidade foi realizada na área do Museu da Imprensa Universitária. Mesmo ainda em fase de instalação, o espaço, que está sendo instalado com apoio do Memorial da UFC, conta com painéis fotográficos, além de máquinas e equipamentos que lembram a história da imprensa no mundo. Caixa de tipos móveis, máquina linotipo, prelos, impressoras manual e automática e modelos dos primeiros e mais recentes computadores podem ser vistos ali.  A Imprensa Universitária fica na Avenida da Universidade, 2932, Benfica. Visitas guiadas podem ser feitas sob agendamento pelo telefone (85) 3366 7485.

Fonte: Joaquim Melo de Albuquerque, diretor da Imprensa Universitária – fones: 85 3366 7485 e 3366 7486