Exposições de artes e fotografia encerram Semana do Servidor no MAUC

Duas mulheres olhando para uma foto em exposição no museuA Semana do Servidor 2018 foi encerrada na Universidade Federal do Ceará na noite dessa quarta-feira (31), com duas exposições simultâneas no Museu de Arte da UFC (MAUC). Na ocasião, foram expostas as fotografias dos selecionados do I Concurso Fotografe a UFC, e a comunidade pôde conferir o último dia em cartaz da I Exposição NossArte, com a produção criativa de servidores da Universidade.

Veja outras imagens do evento no Flickr oficial da UFC

A diretora do MAUC, Graciele Siqueira, deu as boas-vindas ao público e ressaltou a oportunidade de “reconhecer os trabalhos de nossos servidores e apresentá-los à sociedade”. Segundo a diretora, as obras dos artistas-servidores “abrilhantam” o museu, ao lado de artistas consagrados como Floriano Teixeira e Nearco Araújo, ex-servidores da Casa, Aldemir Martins, Descartes Gadelha e Sérvulo Esmeraldo.

Foto da diretora do MAUC discursando para o público na abertura da exposição“Para muita gente esta é a primeira visita ao museu. Muitos servidores técnico-administrativos e docentes vieram ao MAUC neste mês tanto no tour cultural como para prestigiar o trabalho dos colegas. Para nós, é uma honra abrir este espaço e é um privilégio para esses artistas, que estão expondo suas obras ao lado de grandes nomes da história da arte do Ceará”, afirmou Graciele.

RECONHECIMENTO – A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa, agradeceu aos servidores que participaram dos projetos e à administração superior pelo apoio. “A I Exposição NossArte, para mim, é um sonho que está se realizando. É momento de a gente reconhecer o servidor não só em relação a seus talentos profissionais, mas também seus talentos artísticos e culturais”, compartilhou.

CALENDÁRIO DA UFC – O prefeito especial de Gestão Ambiental, Carlos Henrique Ximenes, anunciou as fotos vencedoras do I Concurso Fotografe a UFC, cujo tema foi “Arquitetura e flora da UFC”. Segundo Carlos Henrique, no total foram 103 imagens inscritas no certame, enviadas por 50 participantes da comunidade acadêmica, dos quais 10 servidores docentes, 17 servidores técnico-administrativos, 22 estudantes e 1 servidor aposentado.

Foto do Prof. Fábio de Oliveira Matos no MAUCAs fotografias selecionadas registraram locais dos campi da UFC em Fortaleza, no Pici, no Benfica, na Reitoria e no Porangabuçu, além dos campi da Instituição no Interior, como Sobral, Quixadá e Crateús. A premiação do concurso será a publicação dessas imagens em 6 mil exemplares do calendário oficial da UFC de 2019, a ser produzido pela Imprensa Universitária. Confira a lista de vencedores.

DINAMISMO CULTURAL – O vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, situou essas atividades no movimentado mês de outubro, com os Encontros Universitários, a Corrida da Universidade, o Circuito UFC-Arte e a Feira das Profissões em Sobral.  “A Semana do Servidor foi uma semana integradora, que atingiu toda a Universidade, e estar hoje no MAUC é muito especial. É muito bom que encontremos nossos colegas dentro do museu como artistas. Acredito que esta é uma ação de fomento para uma participação cada vez maior, um chamado para que queiramos nossa UFC mais bela todos os dias”, comentou.

Foto de um espectador vendo a exposição NossArteO reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, classificou como iniciativa feliz os projetos da exposição e do concurso de fotografia e agradeceu às equipes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental.

“Aqui estamos simbolizando muitas coisas, principalmente no cuidado com as pessoas, com ações na promoção da cultura, do entrosamento, da música e as atividades com os aposentados. É a primeira vez que a Universidade tem uma política expressa em favorecer e proporcionar um melhor ambiente de trabalho para nosso servidor. O MAUC é um símbolo para nós, e esse momento de união, com certeza, ficará imortalizado em nossa lembrança. Parabéns à UFC e a todos os seus servidores. Na verdade, são as pessoas que fazem desta a grande Instituição que ela é”, afirmou o reitor.

SAIBA MAIS – O Museu de Arte da UFC (MAUC) é localizado na Avenida da Universidade, 2854, no Benfica. Visitas guiadas podem ser agendadas por grupos de escolas, projetos sociais e afins pelo telefone (85) 3366 7481 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O museu funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

LEIA MAISServidores são homenageados por tempo de serviço em Fortaleza e Sobral; confira reportagem da UFCTV

Imprensa Universitária realiza solenidade para homenagear servidores

Fontes: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental – fone: 85 3366 7896; Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7395