Encontro de Estudos Clariceanos tem início nesta quarta-feira (7) com lançamento de livros

Imagem: Capa da obra "Um livro de interpretação literária: obras e autores"O grupo de pesquisa Espaço de Leituras: Cânones e Bibliotecas, vinculado ao Departamento de Literatura e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, promove de quarta (7) a sexta-feira (9) o II Encontro de Estudos Clariceanos da UFC. Com o tema "Entre o histórico e o ficcional: sopros de vida", em comemoração dos 40 anos de publicação do livro Um sopro de vida, de Clarice Lispector, serão promovidas discussões acerca do cruzamentos de narrativas históricas e ficcionais para compreensão da obra literária da escritora. Veja a programação completa no blog do evento.

Já no primeiro dia do encontro ocorrerá o lançamento duplo das obras Um livro de interpretação literária: obras e autores e Uma alegria difícil: linguagem e "esforço humano", a partir das 12h, no Auditório José Albano, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

Um livro de interpretação literária: obras e autores é uma coletânea organizada pelo grupo de pesquisa, coordenado pela Profª Odalice de Castro Silva, que reúne ensaios sobre autores nacionais e estrangeiros, como Clarice Lispector, Mário de Carvalho, Carlos Drummond de Andrade, Otacílio de Azevedo, Rachel de Queiroz, Machado de Assis, Lima Barreto, Honoré de Balzac, Fiódor Dostoiévski, Franz Kafka, Henry James, Luigi Pirandello e Virginia Woolf.

ft 181105 alegria dificilJá a obra Uma alegria difícil: linguagem e "esforço humano", de autoria do Prof. Wesclei Ribeiro da Cunha, doutor em Letras pela UFC, é um ensaio crítico resultante de dissertação de mestrado defendida em 2009 e orientada pela Profª Odalice. O estudo investiga a obra A paixão segundo G.H., de 1964, da escritora Clarice Lispector.

Todo o evento, inclusive o lançamento dos livros, será aberto ao público. Entretanto, para receber o certificado de ouvinte, com carga de 30 horas, é preciso realizar a inscrição por meio de formulário on-line. Mais detalhes sobre o encontro podem ser vistos no blog do evento.

Fonte: Grupo de pesquisa Espaço de Leituras: Cânones e Bibliotecas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.