Agência UFC: a redescoberta da arquitetura moderna de Fortaleza

Imagem: Anexos da Reitoria da UFC (1965), do arquiteto José Liberal de Castro (Imagem: Guia da arquitetura moderna em Fortaleza)Pesquisadores do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará criaram o Guia da arquitetura moderna em Fortaleza, inventário que reúne algumas das principais obras do movimento arquitetônico moderno presentes na capital cearense, de 1960 a 1982. O intuito é fortalecer a memória local e a preservação desse patrimônio.

O guia, que traz ainda informações sobre os arquitetos responsáveis pelos projetos, parte da ideia de que a documentação é passo fundamental para a conservação das obras modernas, que, em geral, recebem ainda menos cuidados do que aquelas de movimentos clássicos. A pesquisa está agora na fase de modelagem e impressão em 3-D das edificações.

Os detalhes sobre o trabalho estão disponíveis em matéria no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Agência UFC – fone: 85 3366 7331