Selo personalizado e homenagens marcam início do jubileu de carvalho da FEAAC

Imagem: Reitor, Vice, Direção da FEAAC e bolo comemorativoForça e resistência são duas características que marcam o carvalho, uma das árvores mais longevas do mundo. Não foi à toa que essa simbologia foi empregada para as celebrações dos 80 anos de atividades da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará.

A semana do jubileu de carvalho de uma das unidades acadêmicas pioneiras da UFC teve início nessa segunda-feira (5), no auditório da unidade didática III da faculdade, no Benfica.

Estiveram presentes alunos e servidores técnico-administrativos e docentes da FEAAC, além de personalidades que integraram a faculdade ao longo dos anos. A mesa solene foi composta pelo reitor da UFC, Henry Campos; pelo vice-reitor, Custódio Almeida; pelo diretor da FEAAC, Augusto Cabral; pela vice-diretora da FEAAC, Sandra Santos; pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa; e pelo superintendente estadual dos Correios, Érico Sales.

Representando a comunidade acadêmica da unidade estiveram ainda o Prof. Almir Bittencourt, pelo corpo docente; Alzira Araújo, pelo corpo técnico-administrativo; e Rodrigo Saunders, pelo corpo discente.

Veja outras imagens da abertura das comemorações no Flickr da UFC

A pequena serenata noturna de Mozart, executada pela Camerata de Cordas da UFC no início da cerimônia, prenunciou a noite, que seria marcada pela exaltação de uma próspera trajetória e por homenagens. Introduzindo os discursos, a vice-diretora da FEAAC, Sandra Santos, enfatizou a relevância da faculdade como impulsionadora do desenvolvimento socioeconômico do Ceará, tanto através da formação de profissionais qualificados quanto por suas atividades de pesquisa.

Imagem: servidora recebe certificado da direção da FEAACO mesmo tom em suas falas empregaram os representantes da comunidade acadêmica da FEAAC – o aluno de Administração Rodrigo Saunders, a servidora Alzira Araújo e o Prof. Almir Bittencourt – que destacaram o sentimento de pertencimento e entrosamento daqueles que fazem parte da unidade. "Saúdo os colegas pela dedicação e competência com que desenvolvem seu trabalho e enfrentam os desafios, superados pela força de vontade, pelo conhecimento e pela competência. O corpo dessa faculdade realmente representa o espírito de luta e essa vontade de crescer e de avançar", afirmou o Prof. Almir.

Em sua fala, o diretor da FEAAC, Augusto Cabral, apresentou dados da faculdade desde a origem, quando foi criada pelo Prof. Djacir Menezes, em 10 de novembro de 1938, e federalizada, em 1956, passando a integrar a estrutura da UFC. Augusto Cabral evidenciou ainda números atuais da unidade acadêmica, que hoje possui seis cursos de graduação, dois programas de pós-graduação com mestrados e doutorados acadêmicos, além do mestrado profissional em Administração e Controladoria, chegando a mais de 3 mil alunos no total.

"Reverenciando nosso passado, celebramos nosso presente e nos abrimos para o futuro, ainda mais próspero e exitoso. Muito temos para crescer e sempre estaremos prontos para fazer valer o investimento em nossa Instituição, trazendo para a sociedade e para o mercado lideranças engajadas, críticas e alinhadas às demandas da sustentabilidade com suas múltiplas facetas", declarou o diretor.

"É inimaginável um Ceará sem a FEAAC", considerou o reitor Henry Campos, que aproveitou para homenagear todos os ex-diretores da faculdade, citando-os nominalmente, desde o Prof. Ari de Sá Cavalcante, primeiro na unidade federalizada, até o Prof. Augusto Cabral, atual diretor. O reitor reforçou ainda o impacto da faculdade na transformação social do Estado nas últimas décadas.

"Impossível mensurar a contribuição dos cursos da FEAAC para transformar a sonolenta província que era o Ceará no estado pujante que é hoje, com grandes projetos desenvolvimentistas, com novas conexões internacionais e com uma economia que cresce, se diversifica e revela respostas positivas, mesmo quando no cenário nacional replica-se o flagelo do recesso e estagnação", avaliou o Prof. Henry.

Imagem: selo e carimbo dos 80 anos da FEAAC PEÇAS FILATÉLICAS – Outro momento da solenidade dos 80 anos foi a cerimônia de obliteração de peças filatélicas elaboradas em parceria com os Correios para o evento: o carimbo comemorativo e o selo personalizado do jubileu de carvalho da FEAAC. Juntamente com o superintendente dos Correios no Ceará, Érico Sales, o reitor Henry Campos e o Prof. Augusto Cabral selaram e carimbaram um cartão que será conservado no Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

Na ocasião, o dirigente dos Correios cearense saudou todos os empregados dos Correios que são ex-alunos da FEAAC, revelando ser também um deles. Tanto selo quanto carimbo estão disponíveis para uso na Agência Central dos Correios, em Fortaleza, por 30 dias. Após esse período comporão o acervo do museu da estatal.

Integraram também a programação do evento a entrega de certificados de gratidão aos ex-diretores da FEAAC, homenagens a servidores aposentados nos últimos 10 anos, além do descerramento de uma placa alusiva à data.

Ao longo da semana, o jubileu de carvalho segue com minicursos, oficinas, campanha de doação de sangue e uma apresentação do Instituto Confúcio, com degustação de pratos da culinária chinesa. Acompanhe a programação.

REVISTA – A solenidade contou ainda com o lançamento de um número especial da Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, ligada à FEAAC. Nesta edição, o periódico apresenta artigos apenas de pesquisadores da UFC. A íntegra está disponível em formato eletrônico.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331