Reitor participa da abertura do I Encontro Internacional de Observatórios

Mesa de abertura do Encontro Internacional de ObservatóriosO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, participou, na manhã desta quarta-feira (7), da solenidade que deu início ao I Encontro Internacional de Observatórios, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em Fortaleza. O evento tem o objetivo de compartilhar iniciativas sobre o trabalho de observatórios que atuam na perspectiva da governança, controle social e gestão pública.

Parabenizando a organização do encontro pela iniciativa, o reitor ressaltou o papel da UFC como uma das primeiras colaboradoras do Observatório de Fortaleza, bem como na formulação de propostas de políticas públicas. "A Universidade tem grupos que se debruçam sobre essas questões e contribuem muito para a criação de políticas públicas, na área da pobreza e da violência, por exemplo", lembrou.

O Prof. Henry Campos também falou sobre a importância de observatórios, que chamou de "laboratórios de cidadania". "Na nossa visão, os observatórios têm muito a contribuir, com uma crítica criativa a partir de uma análise fundamentada e com a colaboração de todos os segmentos da sociedade. Eles devem ser espaços abertos, provocadores e profundamente vocacionados para a defesa da democracia participativa e dos valores humanos", afirmou.

Veja outras imagens da abertura do I Encontro Internacional de Observatórios no Flickr da UFC

Por fim, o reitor argumentou em defesa do papel das universidades públicas como contribuidoras para a sociedade, que é, segundo ele, a financiadora das instituições. "Consideramos de fundamental importância que seja, nos próximos anos, assegurado o respeito à nossa Constituição e que nós possamos continuar sendo uma universidade pública, gratuita e de qualidade, porque só assim poderemos cumprir nosso papel", finalizou.

POLÍTICAS PÚBLICAS – O encontro também teve participação do Prof. Fernando Pires, coordenador do Observatório de Políticas Públicas da UFC, um dos observatórios a compor o painel Gestão Pública e Controle Social.

Para Fernando Pires, o evento é uma oportunidade de avaliação e compartilhamento de experiências que possam trazer soluções para as dificuldades enfrentadas hoje no Brasil. "Nós estamos em um momento de integrar todas as formas de análise da situação de formação cidadã. É importante que o encontro tenha essa missão de contribuir neste momento difícil pelo qual o País passa", disse.

Nesse sentido, o papel dos observatórios torna-se, segundo ele, fundamental. "Nosso papel é autônomo, crítico e analítico; procura melhorias para o controle social de políticas públicas, ficando atento a abusos e situações críticas, principalmente na questão vinculada à situação de vida da sociedade", afirmou o professor.

O I Encontro Internacional de Observatórios é uma realização do Instituto de Planejamento de Fortaleza, que abriga o Observatório de Fortaleza, em parceria com o Tribunal de Contas do Ceará, por intermédio de seu Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331